A APRENDIZAGEM EM SEU DESENVOLVIMENTO CONSTITUI UM GRANDE DESAFIO PARA OS EDUCADORES, UMA VEZ QUE ESTES NECESSITAM DE ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, SENDO ASSIM, A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PODE INFLUENCIAR DE FORMA NEGATIVA OU POSITIVA NA APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, TENDO EM VISTA A DIVERSIDADE DE TERMOS TÉCNICOS DIFERENCIADOS QUE A DISCIPLINA APRESENTA E CONTEÚDOS QUE NECESSITAM DE UMA ABORDAGEM MAIS COMPLETA E BEM DESENVOLVIDA, PODENDO, ASSIM, SE TORNAR CANSATIVA PARA OS ALUNOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. COMO TAMBÉM, É PRECISO QUE O PROFESSOR DESSA DISCIPLINA ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO, INSERINDO QUESTÕES COTIDIANAS NAS AULAS, O QUE EXIGE UM PROFUNDO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA QUE SE POSSA RELACIONAR TEORIA COM PRÁTICA. PORTANTO, O ESTUDO OBJETIVA-SE EM AVALIAR OS IMPACTOS DOS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE SOBRAL – CE, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PROFESSORES E ALUNOS, VISANDO IDENTIFICAR QUAIS OS INSTRUMENTOS SÃO USADOS COM MAIS FREQUÊNCIA, E COMO PODEM INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. IDENTIFICOU-SE QUE AMBAS AS ESCOLAS USAM COM MAIS FREQUÊNCIA O PROJETOR AUDIOVISUAL, DEMONSTRANDO QUE O MESMO APRESENTA IMPACTOS POSITIVOS E SIGNIFICATIVOS, UMA VEZ QUE CONTRIBUI PARA A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS E POSSIBILITA UM CONTATO MAIS DIRETO COM O QUE ESTÁ SENDO APRENDIDO, EVIDENCIANDO ASSIM QUE METODOLOGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS E ATIVAS GERAM MELHORES IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA, TORNANDO-A MAIS EFICAZ, BEM COMO FACILITAM QUE OS ALUNOS SEJAM PROTAGONISTAS NESTE PROCESSO.