ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR A FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE EDUCAÇÃO PARA PROFESSORES DA DISCIPLINA DE ARTE DO ENSINO REGULAR BÁSICO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. A PROPOSTA FOI UMA PARCERIA ENTRE O EDUCATIVO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ – MAC.CE, DO CENTRO DE DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA - CDMAC COM A CÉLULA DE FORMAÇÃO, PROJETOS E DA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ – CEFOP/SEDUC. A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARTE DA NECESSIDADE ENCONTRADA PELOS ARTE-EDUCADORES DO MUSEU EM ESTABELECER RELAÇÃO COM OS PROFESSORES NAS MEDIAÇÕES POÉTICAS APRESENTADAS NA VISITA DAS ESCOLAS NO MUSEU QUE TRAZ TRABALHOS CONTEMPORÂNEOS DO QUAL A PRODUÇÃO POÉTICA FOGE DE APENAS SIGNIFICAÇÕES E TÉCNICAS. ALÉM DESSA CONCEPÇÃO, É ESTABELECIDO UM PROJETO NO EDUCATIVO QUE BUSCA O CONTATO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO, NO CASO A ESCOLA, OPORTUNIZANDO O DIÁLOGO CONSTANTE PARA A VISITAÇÃO, ISSO MOMENTO SE FAZ IMPORTANTE, PARA A COMPREENSÃO DA VISITA AO MUSEU À GESTÃO ESCOLAR, COMPREENDO QUE É POSSÍVEL SER UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM ARTE, EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E UMA VISITA CULTURAL. A METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ENCONTROS NO HORÁRIO DE PLANEJAMENTO DAS ÁREAS DE ARTE NA ESCOLA, OS ENCONTROS FORAM DIVIDAS EM UMA APRESENTAÇÃO DOS PROGRAMAS, DA INSTITUIÇÃO, DA EQUIPE E PROTOCOLOS DE AGENDAMENTO, O SEGUNDO ENCONTRO, FOI APRESENTANDO A ACERVO DO MUSEU COM FOCO EM UM ARTISTA QUE SERÁ REALIZADO UMA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL COM O PROPOSITO DE CRIAR AÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS, O TERCEIRO E ULTIMO ENCONTRO, FOI DESTINADO A LINGUAGENS DA ARTE CONTEMPORÂNEA E PEQUENA EXPOSIÇÃO DOS PROFESSORES NO ESPAÇO VAZIO DO MUSEU. ESSAS CONCEPÇÕES SÃO AMPARADAS EM BARBOSA (1995), BIASOLI (2007) E AUTORES QUE TRAZEM UMA PERSPECTIVA FORMATIVA DOS PROFESSORES DE ARTES.