NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM PROJETO DE PESQUISA DE PIBIC-EM (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO) ACERCA DO ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS A PARTIR DA REVOLTA QUEBRA QUILOS. A METODOLOGIA DE PESQUISA UTILIZADA CONSISTIU EM DUAS ETAPAS: PESQUISA INTERNA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA QUE ENVOLVEU A ELABORAÇÃO DE 20 PROBLEMAS DE GRANDEZAS E MEDIDAS CONTEXTUALIZADOS REGIONALMENTE. NA SEGUNDA ETAPA; PESQUISA EXTERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS PATOS (1º, 2º E 3º ANOS), FOI REALIZADA UMA OFICINA COM ATIVIDADE PRÁTICA, UM SEMINÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DOS QUEBRA QUILOS E APLICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE GRANDEZAS E MEDIDAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A ARTICULAÇÃO DA HISTÓRIA QUEBRA QUILOS E A PRÁTICA DE OFICINA COM ATIVIDADES SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS, FAVORECEU O MELHOR DESEMPENHO DA TURMA DO 1º DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS TURMAS ANALISADAS QUE FORAM SUBMETIDAS APENAS AO TESTE DE DESEMPENHO COM OS PROBLEMAS PROPOSTOS. POR FIM, A INSERÇÃO DA REVOLTA QUEBRA QUILOS AO ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, CONFIGUROU-SE COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE ENVOLVEU TRÊS ELEMENTOS: ATIVIDADE PRÁTICA, HISTÓRIA REGIONAL E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. EM UM TRABALHO DE SALA DE AULA E PESQUISA NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR, A CONEXÃO DESSAS ATIVIDADES DE ESTUDO POSSIBILITOU O FAVORECIMENTO DE UMA COMPREENSÃO MAIS EFETIVA DO TÓPICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GRANDEZAS E MEDIDAS.