Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO INICIAL: DESAFIOS DO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURAS EM HISTÓRIA, SABERES PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONSTITUI-SE OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO ANALISAR A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DO PERÍODO 2019.1, INTENTANDO PERCEBER EM QUE MEDIDA ESSE CURRÍCULO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS DE CUNHO PEDAGÓGICO. SITUA-SE NA DIMENSÃO DA HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE; DOMÍNIO DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA; CAMPO TEMÁTICO DO SABERES DOCENTES. UTILIZA-SE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ANÁLISE DOCUMENTAL. EXAMINA-SE MATERIAL RETIRADO DO SISTEMA INTEGRADO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA E DAS PASTAS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA DISPONIBILIZADAS PELOS/AS DOCENTES NO CENTRO ACADÊMICO DESTA UNIVERSIDADE. METODOLOGICAMENTE ADOTA-SE ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. TRAZ-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO RÜSEN (2010;2006), NÓVOA (2009), IMBERNÓN (2011), LIBÂNEO (2012), TARDIF (2014). CONCLUI-SE QUE O CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA/UFMA NÃO TEM CONTEMPLADO SATISFATORIAMENTE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS RELEVANTES À FORMAÇÃO DO/A FUTURO/A PROFESSOR/A DE HISTÓRIA, PROCURANDO FAZÊ-LO MUITO MAIS NA DIREÇÃO DE ATENDER AOS ASPECTOS NORMATIVOS/LEGAIS, DO QUE POR ACREDITAR NA REAL CONTRIBUIÇÃO DESSES CONHECIMENTOS SABERES PARA UMA FORMAÇÃO SIGNIFICATIVA DO/A FUTURO/A LICENCIADO EM HISTÓRIA.

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