CARVALHO, Alexandre Rocha. As metodologias ativas e a produção de material didático. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59240>. Acesso em: 05/11/2024 05:05
A CERNE DESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE SOB O ESTUDO DAS “METODOLOGIAS ATIVAS” E DE SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCACIONAL, CONTEMPLANDO AS MÚLTIPLAS RELAÇÕES DE ENSINANCIA E APRENDÊNCIA. TAL DISCUSSÃO É ADVINDA DOS RESULTADOS FINAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA (IC) REALIZADA ENTRE AGOSTO DE 2018 E JULHO DE 2019, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA SENDO SUBSIDIADO PELO CNPQ. DESTA FORMA A PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA AQUI DESCRITO TEVE COMO INTUITO ESTABELECER DE MANEIRA PRÁTICA E EFETIVA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO, CONFECÇÃO E ELABORAÇÃO COLETIVA DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM A UNIÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICAMENTE FUNDAMENTADO, DA PRÁTICA E DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS DE CADA APRENDENTE, ESTES PERMEADOS POR PERSPECTIVAS LÚDICAS E INTERATIVAS. CONTUDO OBJETIVOU-SE TAMBÉM A CONSTRUÇÃO E O ESTABELECIMENTO EFETIVO DAS RELAÇÕES DIALÉTICAS E INTERDISCIPLINARES ENTRE OS DOCENTES E DISCENTES DE DIVERSAS CARREIRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, A UNILA, BEM COMO MOLDAR UMA INTEGRAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE A ACADEMIA E A COMUNIDADE, BUSCANDO EFETIVAR AS PRÁTICAS DE TRABALHO EM ALGUMAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU.