O PRESENTE ARTIGO TEM TRATA DA IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ETAPA DA
EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA ABORDAR TAL ASSUNTO FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO SOBRE A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
EM SITUAÇÕES CONFLITUOSAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA DE CORSI (2011), ASSIM COMO DE OUTROS AUTORES DA
ÁREA, FORAM UTILIZADOS PARA ESCLARECER E NORTEAR ESTE TRABALHO. OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS FORAM
COMPREENDER A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL,
PESQUISAR O QUE CADA AUTOR TRATA EM RELAÇÃO AO TEMA, INVESTIGAR SE OS PROFESSORES REALIZAM AÇÕES COM O
INTUITO DE EVITAR OU MINIMIZAR OS CONFLITOS, CONHECER OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PELOS EDUCADORES NA
INTERVENÇÃO DE SITUAÇÕES CONFLITUOSAS.A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A EXPLORATÓRIA COM CUNHO
BIBLIOGRÁFICO. O INSTRUMENTO DE INDICADORES DE RESULTADO PAUTOU-SE EM UM QUESTIONÁRIO COM QUATRO
QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS APLICADO ÀS PROFESSORAS DE DOIS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, NAS TURMAS DO INFANTIL V. A PESQUISA OCORREU NOS MESES DE AGOSTO E
SETEMBRO DE 2019, MOSTROU-SE RELEVANTE UMA VEZ QUE POSSIBILITOU VERIFICAR OS MÉTODOS UTILIZADOS PELAS
PROFESSORAS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. NESSE SENTIDO, VERIFICOU-SE QUE APENAS UMA PROFESSORA REALIZA
ATIVIDADES DIRECIONADAS A VALORES EM BUSCA DE AMENIZAR OS CONFLITOS ENTRE OS SEUS ALUNOS.