Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO RELIGIOSO NA BNCC E NO DCTM: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS

Palavra-chaves: ENSINO RELIGIOSO, BNCC, DCTM, CONTRADIÇÕES, CONTRADIÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60298 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5971 "inscrito_id" => 8550 "titulo" => "ENSINO RELIGIOSO NA BNCC E NO DCTM: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE-DCTM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO SOBRE AS CONTRADIÇÕES E DESAFIOS IMPOSTOS PELAS DIRETRIZES NORTEADORAS PARA EFETIVAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO À LUZ DA BNCC E DCTM, INCLUINDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO. PARA ESTE ESTUDO, ADOTOU-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS E LEGISLAÇÕES RELACIONADAS A TEMÁTICA E, COMO METODOLOGIA, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE APESAR DAS CONTRADIÇÕES, OS DESAFIOS APARECEM NO MESMO CONTEXTO DAS TEORIAS QUE REFLETEM NO CHÃO DA ESCOLA E NA OFERTA DO ENSINO RELIGIOSO. NESSE ENFOQUE, A BNCC SURGE COMO UM PRENÚNCIO PARA DIÁLOGOS, REFLEXÕES E MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ER, NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DESSA DISCIPLINA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO E NÃO RELIGIÃO. DESSA FORMA, PODERÁ CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANA EM RESPEITO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA, SOBRETUDO NO RESGATE E MANUTENÇÃO DE TRADIÇÕES E VALORES TRANSMITIDOS ENTRE AS GERAÇÕES QUE SÃO CONTEÚDOS INDISPENSÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL, INDEPENDENTE DAS OPÇÕES DE CULTO E DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS.ESTE ARTIGO TRATA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMU" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, BNCC, DCTM, CONTRADIÇÕES, CONTRADIÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8550_03102019234320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEUZIMAR COSTA SERRA" "autor_nome_curto" => "DEUZIMAR SERRA" "autor_email" => "deusa_dkg@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE LISBOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60298 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5971 "inscrito_id" => 8550 "titulo" => "ENSINO RELIGIOSO NA BNCC E NO DCTM: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE-DCTM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO SOBRE AS CONTRADIÇÕES E DESAFIOS IMPOSTOS PELAS DIRETRIZES NORTEADORAS PARA EFETIVAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO À LUZ DA BNCC E DCTM, INCLUINDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO. PARA ESTE ESTUDO, ADOTOU-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS E LEGISLAÇÕES RELACIONADAS A TEMÁTICA E, COMO METODOLOGIA, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE APESAR DAS CONTRADIÇÕES, OS DESAFIOS APARECEM NO MESMO CONTEXTO DAS TEORIAS QUE REFLETEM NO CHÃO DA ESCOLA E NA OFERTA DO ENSINO RELIGIOSO. NESSE ENFOQUE, A BNCC SURGE COMO UM PRENÚNCIO PARA DIÁLOGOS, REFLEXÕES E MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ER, NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DESSA DISCIPLINA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO E NÃO RELIGIÃO. DESSA FORMA, PODERÁ CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANA EM RESPEITO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA, SOBRETUDO NO RESGATE E MANUTENÇÃO DE TRADIÇÕES E VALORES TRANSMITIDOS ENTRE AS GERAÇÕES QUE SÃO CONTEÚDOS INDISPENSÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL, INDEPENDENTE DAS OPÇÕES DE CULTO E DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS.ESTE ARTIGO TRATA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMU" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, BNCC, DCTM, CONTRADIÇÕES, CONTRADIÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8550_03102019234320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEUZIMAR COSTA SERRA" "autor_nome_curto" => "DEUZIMAR SERRA" "autor_email" => "deusa_dkg@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE LISBOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE-DCTM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO SOBRE AS CONTRADIÇÕES E DESAFIOS IMPOSTOS PELAS DIRETRIZES NORTEADORAS PARA EFETIVAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO À LUZ DA BNCC E DCTM, INCLUINDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO. PARA ESTE ESTUDO, ADOTOU-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS E LEGISLAÇÕES RELACIONADAS A TEMÁTICA E, COMO METODOLOGIA, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE APESAR DAS CONTRADIÇÕES, OS DESAFIOS APARECEM NO MESMO CONTEXTO DAS TEORIAS QUE REFLETEM NO CHÃO DA ESCOLA E NA OFERTA DO ENSINO RELIGIOSO. NESSE ENFOQUE, A BNCC SURGE COMO UM PRENÚNCIO PARA DIÁLOGOS, REFLEXÕES E MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ER, NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DESSA DISCIPLINA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO E NÃO RELIGIÃO. DESSA FORMA, PODERÁ CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANA EM RESPEITO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA, SOBRETUDO NO RESGATE E MANUTENÇÃO DE TRADIÇÕES E VALORES TRANSMITIDOS ENTRE AS GERAÇÕES QUE SÃO CONTEÚDOS INDISPENSÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL, INDEPENDENTE DAS OPÇÕES DE CULTO E DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.