A referida pesquisa trata das contribuiÇÕes que o Plano Nacional de FormaÇÃo de Professores da EducaÇÃo BÁsica- PARFOR da Universidade Estadual do Vale AcaraÚ-UVA deixou no percurso formativo dos alunos da turma de Pedagogia em Morrinhos-CE. Para tanto, a investigaÇÃo tem como foco averiguar as narrativas e as memÓrias coletivas e individuais dos cursistas de Pedagogia ao longo do curso avaliando a importÂncia do Programa enquanto formaÇÃo continuada. A abordagem metodolÓgica utilizada foi de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as narrativas dos cursistas considerando a minha narrativa de formaÇÃo acadÊmica e as narrativas de trÊs professores em formaÇÃo no Curso do PARFOR no MunicÍpio de Morrinhos/CE. O estudo estÁ fundamentado nos autores Bueno (2002), Ferrarotti (2010), GalvÃo (2005), Josso (2004), ImbernÓn (2009), Pacheco (1997), MagalhÃes (2000) e NÓvoa (1991). Os estudos revelaram que o curso possui sim, dinÂmica de ensino capaz de capacitar professores com conhecimento crÍtico para atuar no campo educacional, mostrando que a participaÇÃo, a interaÇÃo dos professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem É satisfatÓria.