ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE DESCREVER E ANALISAR A EXPERIÊNCIA AVALIATIVA DESENVOLVIDA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA, OPERACIONALIZADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. O TRABALHO ARTICULADO PELO COMPONENTE CURRICULAR SEMINÁRIO INTEGRADOR PROCUROU ASSOCIAR OS CONTEÚDOS DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, ATRAVÉS DE UM PROJETO INTEGRADOR IMPLEMENTADO EM COMUNIDADES RURAIS, CONSIDERANDO A RELAÇÃO ENTRE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO, A EXEMPLO DE CELSO VASCONCELOS (1998), CIPRIANO LUCKESI (2000), DANTE MOURA (2008) E JUSSARA HOFFMAN (2013; S/D), AJUDOU A CONSTATAR QUE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO PRATICADA CAMINHA EM CONSONÂNCIA COM AS DEFINIÇÕES DE AVALIAÇÃO MEDIADORA, A QUAL SE CONTRAPÕE À AVALIAÇÃO PUNITIVA. A SOCIALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES NO II SEMINÁRIO INTEGRADOR DA AGROPECUÁRIA DEMONSTROU QUE A AVALIAÇÃO CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, NO SENTIDO DE GARANTIR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA QUANTO AO RESPEITO AOS SABERES TRADICIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO.