AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59373 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1920 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE DESCREVER E ANALISAR A EXPERIÊNCIA AVALIATIVA DESENVOLVIDA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA, OPERACIONALIZADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. O TRABALHO ARTICULADO PELO COMPONENTE CURRICULAR SEMINÁRIO INTEGRADOR PROCUROU ASSOCIAR OS CONTEÚDOS DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, ATRAVÉS DE UM PROJETO INTEGRADOR IMPLEMENTADO EM COMUNIDADES RURAIS, CONSIDERANDO A RELAÇÃO ENTRE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO, A EXEMPLO DE CELSO VASCONCELOS (1998), CIPRIANO LUCKESI (2000), DANTE MOURA (2008) E JUSSARA HOFFMAN (2013; S/D), AJUDOU A CONSTATAR QUE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO PRATICADA CAMINHA EM CONSONÂNCIA COM AS DEFINIÇÕES DE AVALIAÇÃO MEDIADORA, A QUAL SE CONTRAPÕE À AVALIAÇÃO PUNITIVA. A SOCIALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES NO II SEMINÁRIO INTEGRADOR DA AGROPECUÁRIA DEMONSTROU QUE A AVALIAÇÃO CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, NO SENTIDO DE GARANTIR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA QUANTO AO RESPEITO AOS SABERES TRADICIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO TÉCNICA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID11311_15082019102944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIANA MENDES DOS SANTOS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CASSIANA MENDES" "autor_email" => "cmsa_cassiana@yahoo.com.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF BAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59373 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1920 "inscrito_id" => 11311 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE DESCREVER E ANALISAR A EXPERIÊNCIA AVALIATIVA DESENVOLVIDA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA, OPERACIONALIZADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. O TRABALHO ARTICULADO PELO COMPONENTE CURRICULAR SEMINÁRIO INTEGRADOR PROCUROU ASSOCIAR OS CONTEÚDOS DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, ATRAVÉS DE UM PROJETO INTEGRADOR IMPLEMENTADO EM COMUNIDADES RURAIS, CONSIDERANDO A RELAÇÃO ENTRE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO, A EXEMPLO DE CELSO VASCONCELOS (1998), CIPRIANO LUCKESI (2000), DANTE MOURA (2008) E JUSSARA HOFFMAN (2013; S/D), AJUDOU A CONSTATAR QUE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO PRATICADA CAMINHA EM CONSONÂNCIA COM AS DEFINIÇÕES DE AVALIAÇÃO MEDIADORA, A QUAL SE CONTRAPÕE À AVALIAÇÃO PUNITIVA. A SOCIALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES NO II SEMINÁRIO INTEGRADOR DA AGROPECUÁRIA DEMONSTROU QUE A AVALIAÇÃO CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, NO SENTIDO DE GARANTIR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA QUANTO AO RESPEITO AOS SABERES TRADICIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO TÉCNICA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID11311_15082019102944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIANA MENDES DOS SANTOS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CASSIANA MENDES" "autor_email" => "cmsa_cassiana@yahoo.com.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF BAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }