Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO TÉCNICA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE DESCREVER E ANALISAR A EXPERIÊNCIA AVALIATIVA DESENVOLVIDA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA, OPERACIONALIZADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. O TRABALHO ARTICULADO PELO COMPONENTE CURRICULAR SEMINÁRIO INTEGRADOR PROCUROU ASSOCIAR OS CONTEÚDOS DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, ATRAVÉS DE UM PROJETO INTEGRADOR IMPLEMENTADO EM COMUNIDADES RURAIS, CONSIDERANDO A RELAÇÃO ENTRE SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO, A EXEMPLO DE CELSO VASCONCELOS (1998), CIPRIANO LUCKESI (2000), DANTE MOURA (2008) E JUSSARA HOFFMAN (2013; S/D), AJUDOU A CONSTATAR QUE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO PRATICADA CAMINHA EM CONSONÂNCIA COM AS DEFINIÇÕES DE AVALIAÇÃO MEDIADORA, A QUAL SE CONTRAPÕE À AVALIAÇÃO PUNITIVA. A SOCIALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES NO II SEMINÁRIO INTEGRADOR DA AGROPECUÁRIA DEMONSTROU QUE A AVALIAÇÃO CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, NO SENTIDO DE GARANTIR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA QUANTO AO RESPEITO AOS SABERES TRADICIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

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