A PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO ESTADO DO CEARÁ. POR MEIO DA HISTÓRIA SOCIAL, NOS FUNDAMENTAMOS EM AUTORES QUE SE UTILIZAM DESSA PRERROGATIVA, COMO: MARC BLOCK, PETER BURKE, ROGER CHARTIER. O PROPÓSITO É ADENTRARMOS NO COTIDIANO ESCOLAR, BUSCANDO ENTENDER COMO OS PROFESSORES DE HISTÓRIA SE UTILIZAM DE TAIS LINGUAGENS PARA QUE OS DISCENTES SE APROPRIEM DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E CULTURA, DISTANCIANDO-SE DE UMA IDEIA ELITISTA QUE, POR VEZES, EXALTA A HISTÓRIA DA ELITE LOCAL OU NACIONAL. A PESQUISA TENTA ENGAJAR LINGUAGEM, HISTÓRIA LOCAL E COTIDIANO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA- CEARÁ.