Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 301
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A LITERATURA DE CORDEL: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA.

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, LITERATURA DE CORDEL, LUDICIDADE, CULTURA, CULTURA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É UM ESTUDO QUALITATIVO REFERENTE À UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA ALIADA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DOS EDUCANDOS. O TRABALHO SE DÁ POR MEIO DE DUAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS MOSTRANDO COMO PODEM SER FERRAMENTAS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DAS CRIANÇAS, TRAZENDO NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA POESIA INFANTIL NA SALA DE AULA PARA DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A IMAGINAÇÃO, CONHECIMENTO DO CONTEXTO SOCIAL, CRIATIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, TRABALHANDO A ORALIDADE DOS EDUCANDOS E DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DOS MESMOS. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DE ALIAR ESSA FERRAMENTA NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS, POIS ESSA CONTRIBUI DE FORMA EFETIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES E PARA O CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR NORDESTINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.