Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS

Palavra-chaves: HISTÓRIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004).\r\n
        A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.\r\n
        DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO.\r\n
        SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS.\r\n
        NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS.\r\n
       \t   COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL\r\n
                       NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. \r\n
       A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.\r\n
      ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DE
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004). A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO. SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS. NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS. COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA. ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DE

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