Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS

Palavra-chaves: HISTÓRIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58193 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 5183 "titulo" => "A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS" "resumo" => """ HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004).\r\nHISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.\r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO.\r\n DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS.\r\n SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS.\r\n NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VE \t COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL\r\n \t COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. \r\n NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONT A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.\r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OB ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DEENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIR """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID5183_30092019203212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PÉTIRA SANTOS" "autor_email" => "petirasantos@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58193 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 5183 "titulo" => "A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS" "resumo" => """ HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004).\r\nHISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.\r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO.\r\n DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS.\r\n SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS.\r\n NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VE \t COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL\r\n \t COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. \r\n NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONT A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.\r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OB ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DEENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIR """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID5183_30092019203212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PÉTIRA SANTOS" "autor_email" => "petirasantos@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004). A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO. SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS. NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS. COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA. ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DE

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.