LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA:
TEORIA E PRÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61000 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2308 "inscrito_id" => 6137 "titulo" => """ LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA:\r\n TEORIA E PRÁTICA """ "resumo" => """ A ATIVIDADE DE LEITURA TANTO EM CASA COMO NAS ESCOLA TÊM OCUPADO CADA VEZ MENOR ESPAÇO NA VIDA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. E ESSA PREOCUPAÇÃO NÃO SE RESTRINGE SÓ A ESSE GRUPO.\r\n “CERCA DE 30% DOS NOSSOS PROFESSORES TAMBÉM SE DECLARAM NÃO LEITORES. NÓS TEMOS FAMÍLIAS E EDUCADORES QUE LEEM POUCO, UMA MÉDIA DE 4.96 LIVROS LIDOS POR PESSOA AO ANO, O QUE ESTÁ MUITO ABAIXO DO IDEAL PARA UM PAÍS COMO O NOSSO.” (AMARO, 2018)\r\n HÁ SEMPRE A QUESTÃO DE QUE A PRÓPRIA ESTRUTURA DE ENSINO NÃO FAVORECE A PRÁTICA DA LEITURA. A IDEIA ANTIGA DE QUE O LIVRO NA ESCOLA É SEMPRE ENCARADO COMO OBJETO APENAS PARA FAZER UMA PROVA E TIRAR NOTA. O JOVEM GERALMENTE TEM UM RELAÇÃO RUIM COM O LIVRO. SÃO POUCOS OS QUE LEEM POR PRAZER OU VONTADE, A MAIORIA LÊ PORQUE FOI EXIGIDO PELO COLÉGIO. E ISSO ACABA PERMANECENDO NO DECORRER DA VIDA DESSE ESTUDANTE E REFLETE NA FORMA COM QUE ELE VAI LIDAR COM A LEITURA NA VIDA ADULTA, SEJA NO AMBIENTE ACADÊMICO, SEJA NA VIDA PESSOAL. ALÉM DE PROMOVER CONHECIMENTO E FAVORECER A FLUÊNCIA COMUNICATIVA, A LEITURA, QUANDO BEM ESCOLHIDA TAMBÉM DESPERTA O SENSO CRÍTICO E FAVORECE A FORMAÇÃO CIDADÃ DO LEITOR. NESSE SENTIDO, VEMOS A NECESSIDADE DE TRANSCORRER SOBRE ESSE TEMA NO TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA. O NOSSO PROPÓSITO É APRESENTAR TANTO UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE COM LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA COMO EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, SALA DE AULA, LITERATURA SOCIAL, METODOLOGIA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6137_16082019000423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCLÉCIA DAS DORES DE LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCLÉCIA SANTOS" "autor_email" => "lucleciasantos05@gmail.co" "autor_ies" => "2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ - CEL PM HERVANO MACÊDO JÚNIOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61000 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2308 "inscrito_id" => 6137 "titulo" => """ LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA:\r\n TEORIA E PRÁTICA """ "resumo" => """ A ATIVIDADE DE LEITURA TANTO EM CASA COMO NAS ESCOLA TÊM OCUPADO CADA VEZ MENOR ESPAÇO NA VIDA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. E ESSA PREOCUPAÇÃO NÃO SE RESTRINGE SÓ A ESSE GRUPO.\r\n “CERCA DE 30% DOS NOSSOS PROFESSORES TAMBÉM SE DECLARAM NÃO LEITORES. NÓS TEMOS FAMÍLIAS E EDUCADORES QUE LEEM POUCO, UMA MÉDIA DE 4.96 LIVROS LIDOS POR PESSOA AO ANO, O QUE ESTÁ MUITO ABAIXO DO IDEAL PARA UM PAÍS COMO O NOSSO.” (AMARO, 2018)\r\n HÁ SEMPRE A QUESTÃO DE QUE A PRÓPRIA ESTRUTURA DE ENSINO NÃO FAVORECE A PRÁTICA DA LEITURA. A IDEIA ANTIGA DE QUE O LIVRO NA ESCOLA É SEMPRE ENCARADO COMO OBJETO APENAS PARA FAZER UMA PROVA E TIRAR NOTA. O JOVEM GERALMENTE TEM UM RELAÇÃO RUIM COM O LIVRO. SÃO POUCOS OS QUE LEEM POR PRAZER OU VONTADE, A MAIORIA LÊ PORQUE FOI EXIGIDO PELO COLÉGIO. E ISSO ACABA PERMANECENDO NO DECORRER DA VIDA DESSE ESTUDANTE E REFLETE NA FORMA COM QUE ELE VAI LIDAR COM A LEITURA NA VIDA ADULTA, SEJA NO AMBIENTE ACADÊMICO, SEJA NA VIDA PESSOAL. ALÉM DE PROMOVER CONHECIMENTO E FAVORECER A FLUÊNCIA COMUNICATIVA, A LEITURA, QUANDO BEM ESCOLHIDA TAMBÉM DESPERTA O SENSO CRÍTICO E FAVORECE A FORMAÇÃO CIDADÃ DO LEITOR. NESSE SENTIDO, VEMOS A NECESSIDADE DE TRANSCORRER SOBRE ESSE TEMA NO TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA. O NOSSO PROPÓSITO É APRESENTAR TANTO UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE COM LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA COMO EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, SALA DE AULA, LITERATURA SOCIAL, METODOLOGIA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6137_16082019000423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCLÉCIA DAS DORES DE LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCLÉCIA SANTOS" "autor_email" => "lucleciasantos05@gmail.co" "autor_ies" => "2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ - CEL PM HERVANO MACÊDO JÚNIOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }