Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: LEITURA, SALA DE AULA, LITERATURA SOCIAL, METODOLOGIA, METODOLOGIA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61000
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 6137
    "titulo" => """
      LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA:\r\n
       TEORIA E PRÁTICA
      """
    "resumo" => """
      A ATIVIDADE DE LEITURA TANTO EM CASA COMO NAS ESCOLA TÊM OCUPADO CADA VEZ MENOR ESPAÇO NA VIDA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. E ESSA PREOCUPAÇÃO NÃO SE RESTRINGE SÓ A ESSE GRUPO.\r\n
      “CERCA DE 30% DOS NOSSOS PROFESSORES TAMBÉM SE DECLARAM NÃO LEITORES. NÓS TEMOS FAMÍLIAS E EDUCADORES QUE LEEM POUCO, UMA MÉDIA DE 4.96 LIVROS LIDOS POR PESSOA AO ANO, O QUE ESTÁ MUITO ABAIXO DO IDEAL PARA UM PAÍS COMO O NOSSO.” (AMARO, 2018)\r\n
      HÁ SEMPRE A QUESTÃO DE QUE A PRÓPRIA ESTRUTURA DE ENSINO NÃO FAVORECE A PRÁTICA DA LEITURA. A IDEIA ANTIGA DE QUE O LIVRO NA ESCOLA É SEMPRE ENCARADO COMO OBJETO APENAS PARA FAZER UMA PROVA E TIRAR NOTA. O JOVEM GERALMENTE TEM UM RELAÇÃO RUIM COM O LIVRO. SÃO POUCOS OS QUE LEEM POR PRAZER OU VONTADE, A MAIORIA LÊ PORQUE FOI EXIGIDO PELO COLÉGIO. E ISSO ACABA PERMANECENDO NO DECORRER DA VIDA DESSE ESTUDANTE E REFLETE NA FORMA COM QUE ELE VAI LIDAR COM A LEITURA NA VIDA ADULTA, SEJA NO AMBIENTE ACADÊMICO, SEJA NA VIDA PESSOAL. ALÉM DE PROMOVER CONHECIMENTO E FAVORECER A FLUÊNCIA COMUNICATIVA, A LEITURA, QUANDO BEM ESCOLHIDA TAMBÉM DESPERTA O SENSO CRÍTICO E FAVORECE A FORMAÇÃO CIDADÃ DO LEITOR. NESSE SENTIDO, VEMOS A NECESSIDADE DE TRANSCORRER SOBRE ESSE TEMA NO TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA. O NOSSO PROPÓSITO É APRESENTAR TANTO UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE COM LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA COMO EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, SALA DE AULA, LITERATURA SOCIAL, METODOLOGIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6137_16082019000423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCLÉCIA DAS DORES DE LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCLÉCIA SANTOS"
    "autor_email" => "lucleciasantos05@gmail.co"
    "autor_ies" => "2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ - CEL PM HERVANO MACÊDO JÚNIOR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61000
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 6137
    "titulo" => """
      LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA:\r\n
       TEORIA E PRÁTICA
      """
    "resumo" => """
      A ATIVIDADE DE LEITURA TANTO EM CASA COMO NAS ESCOLA TÊM OCUPADO CADA VEZ MENOR ESPAÇO NA VIDA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. E ESSA PREOCUPAÇÃO NÃO SE RESTRINGE SÓ A ESSE GRUPO.\r\n
      “CERCA DE 30% DOS NOSSOS PROFESSORES TAMBÉM SE DECLARAM NÃO LEITORES. NÓS TEMOS FAMÍLIAS E EDUCADORES QUE LEEM POUCO, UMA MÉDIA DE 4.96 LIVROS LIDOS POR PESSOA AO ANO, O QUE ESTÁ MUITO ABAIXO DO IDEAL PARA UM PAÍS COMO O NOSSO.” (AMARO, 2018)\r\n
      HÁ SEMPRE A QUESTÃO DE QUE A PRÓPRIA ESTRUTURA DE ENSINO NÃO FAVORECE A PRÁTICA DA LEITURA. A IDEIA ANTIGA DE QUE O LIVRO NA ESCOLA É SEMPRE ENCARADO COMO OBJETO APENAS PARA FAZER UMA PROVA E TIRAR NOTA. O JOVEM GERALMENTE TEM UM RELAÇÃO RUIM COM O LIVRO. SÃO POUCOS OS QUE LEEM POR PRAZER OU VONTADE, A MAIORIA LÊ PORQUE FOI EXIGIDO PELO COLÉGIO. E ISSO ACABA PERMANECENDO NO DECORRER DA VIDA DESSE ESTUDANTE E REFLETE NA FORMA COM QUE ELE VAI LIDAR COM A LEITURA NA VIDA ADULTA, SEJA NO AMBIENTE ACADÊMICO, SEJA NA VIDA PESSOAL. ALÉM DE PROMOVER CONHECIMENTO E FAVORECER A FLUÊNCIA COMUNICATIVA, A LEITURA, QUANDO BEM ESCOLHIDA TAMBÉM DESPERTA O SENSO CRÍTICO E FAVORECE A FORMAÇÃO CIDADÃ DO LEITOR. NESSE SENTIDO, VEMOS A NECESSIDADE DE TRANSCORRER SOBRE ESSE TEMA NO TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA. O NOSSO PROPÓSITO É APRESENTAR TANTO UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE COM LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA COMO EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, SALA DE AULA, LITERATURA SOCIAL, METODOLOGIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID6137_16082019000423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCLÉCIA DAS DORES DE LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCLÉCIA SANTOS"
    "autor_email" => "lucleciasantos05@gmail.co"
    "autor_ies" => "2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ - CEL PM HERVANO MACÊDO JÚNIOR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ATIVIDADE DE LEITURA TANTO EM CASA COMO NAS ESCOLA TÊM OCUPADO CADA VEZ MENOR ESPAÇO NA VIDA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. E ESSA PREOCUPAÇÃO NÃO SE RESTRINGE SÓ A ESSE GRUPO. “CERCA DE 30% DOS NOSSOS PROFESSORES TAMBÉM SE DECLARAM NÃO LEITORES. NÓS TEMOS FAMÍLIAS E EDUCADORES QUE LEEM POUCO, UMA MÉDIA DE 4.96 LIVROS LIDOS POR PESSOA AO ANO, O QUE ESTÁ MUITO ABAIXO DO IDEAL PARA UM PAÍS COMO O NOSSO.” (AMARO, 2018) HÁ SEMPRE A QUESTÃO DE QUE A PRÓPRIA ESTRUTURA DE ENSINO NÃO FAVORECE A PRÁTICA DA LEITURA. A IDEIA ANTIGA DE QUE O LIVRO NA ESCOLA É SEMPRE ENCARADO COMO OBJETO APENAS PARA FAZER UMA PROVA E TIRAR NOTA. O JOVEM GERALMENTE TEM UM RELAÇÃO RUIM COM O LIVRO. SÃO POUCOS OS QUE LEEM POR PRAZER OU VONTADE, A MAIORIA LÊ PORQUE FOI EXIGIDO PELO COLÉGIO. E ISSO ACABA PERMANECENDO NO DECORRER DA VIDA DESSE ESTUDANTE E REFLETE NA FORMA COM QUE ELE VAI LIDAR COM A LEITURA NA VIDA ADULTA, SEJA NO AMBIENTE ACADÊMICO, SEJA NA VIDA PESSOAL. ALÉM DE PROMOVER CONHECIMENTO E FAVORECER A FLUÊNCIA COMUNICATIVA, A LEITURA, QUANDO BEM ESCOLHIDA TAMBÉM DESPERTA O SENSO CRÍTICO E FAVORECE A FORMAÇÃO CIDADÃ DO LEITOR. NESSE SENTIDO, VEMOS A NECESSIDADE DE TRANSCORRER SOBRE ESSE TEMA NO TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA. O NOSSO PROPÓSITO É APRESENTAR TANTO UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE COM LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA COMO EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.