A ATIVIDADE DE LEITURA TANTO EM CASA COMO NAS ESCOLA TÊM OCUPADO CADA VEZ MENOR ESPAÇO NA VIDA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. E ESSA PREOCUPAÇÃO NÃO SE RESTRINGE SÓ A ESSE GRUPO.
“CERCA DE 30% DOS NOSSOS PROFESSORES TAMBÉM SE DECLARAM NÃO LEITORES. NÓS TEMOS FAMÍLIAS E EDUCADORES QUE LEEM POUCO, UMA MÉDIA DE 4.96 LIVROS LIDOS POR PESSOA AO ANO, O QUE ESTÁ MUITO ABAIXO DO IDEAL PARA UM PAÍS COMO O NOSSO.” (AMARO, 2018)
HÁ SEMPRE A QUESTÃO DE QUE A PRÓPRIA ESTRUTURA DE ENSINO NÃO FAVORECE A PRÁTICA DA LEITURA. A IDEIA ANTIGA DE QUE O LIVRO NA ESCOLA É SEMPRE ENCARADO COMO OBJETO APENAS PARA FAZER UMA PROVA E TIRAR NOTA. O JOVEM GERALMENTE TEM UM RELAÇÃO RUIM COM O LIVRO. SÃO POUCOS OS QUE LEEM POR PRAZER OU VONTADE, A MAIORIA LÊ PORQUE FOI EXIGIDO PELO COLÉGIO. E ISSO ACABA PERMANECENDO NO DECORRER DA VIDA DESSE ESTUDANTE E REFLETE NA FORMA COM QUE ELE VAI LIDAR COM A LEITURA NA VIDA ADULTA, SEJA NO AMBIENTE ACADÊMICO, SEJA NA VIDA PESSOAL. ALÉM DE PROMOVER CONHECIMENTO E FAVORECER A FLUÊNCIA COMUNICATIVA, A LEITURA, QUANDO BEM ESCOLHIDA TAMBÉM DESPERTA O SENSO CRÍTICO E FAVORECE A FORMAÇÃO CIDADÃ DO LEITOR. NESSE SENTIDO, VEMOS A NECESSIDADE DE TRANSCORRER SOBRE ESSE TEMA NO TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA. O NOSSO PROPÓSITO É APRESENTAR TANTO UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE COM LITERATURA SOCIAL EM SALA DE AULA COMO EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODEM SER EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR.