ENSINANDO REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA PARA VISUAIS E INVISUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA, UIRAÚNA, PARAÍBA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60231 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "ENSINANDO REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA PARA VISUAIS E INVISUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA, UIRAÚNA, PARAÍBA." "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA, UIRAÚNA, PARAÍBA, DURANTE O ANO DE 2018. COM O TÍTULO “ENSINANDO REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA PARA VISUAIS E INVISUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA POR MEIO DA CARTOGRAFIA TÁTIL”, ESTE PROJETO BUSCOU TRABALHAR O CONTEÚDO DE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA DO 7° ANO DE UM MODO INCLUSIVO, PERMITINDO A PERFEITA INSERÇÃO DA ALUNA DEFICIENTE VISUAL (INVISUAL) QUE FAZ PARTE DA TURMA. O OBJETIVO DO PROJETO FOI PERMITIR O ESTUDO DAS REGIÕES BRASILEIRAS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAPAS TÁTEIS. FORAM TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA EM CONSONÂNCIA COM OS TEMAS TRANSVERSAIS NECESSÁRIOS À CONSCIENTIZAÇÃO DOS EDUCANDOS SOBRE AS QUESTÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TODO O REFERENCIAL TEÓRICO DO TRABALHO FOI BALIZADO NA PRODUÇÃO DOS MEMBROS DO LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA TÁTIL E ESCOLAR (LABOTATE) DA UFSC, SINTETIZADA NO LIVRO “MOTIVAÇÕES HODIERNAS PARA ENSINAR GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO PARA VISUAIS E INVISUAIS” DA PROFESSORA RUTH EMÍLIA NOGUEIRA. O MATERIAL PEDAGÓGICO FOI PRODUZIDO POR DUAS EQUIPES, UTILIZANDO MATERIAIS SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO. APÓS OFICINAS PARA A SINTETIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS, DA ESCRITA EM BRAILLE E DA ELABORAÇÃO DO MAPA MODELO SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL, CADA EQUIPE PRODUZIU O SEU PRÓPRIO MAPA. OS ALUNOS MELHORARAM SIGNIFICATIVAMENTE NO SEU MODO DE SE RELACIONAR EM SALA, DEMONSTRARAM MAIS INICIATIVA E ESPIRITO DE GRUPO. TAMBÉM MELHORARAM O ENTENDIMENTO ACERCA DO ASSUNTO ESTUDADO (REGIONALIZAÇÃO), TENDO EM VISTA QUE TINHAM DIFICULDADE EM RELAÇÃO À ESPACIALIZAÇÃO DO LUGAR ONDE MORAM E DA ESCALA REGIONAL QUE OCUPAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TÁTIL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GEOGRAFIA, REGIONALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID1820_09072019102823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONILSON FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONILSON FERNANDES" "autor_email" => "ronilsonfernandes92@gmail" "autor_ies" => "E.E.E.F.M MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60231 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "ENSINANDO REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA PARA VISUAIS E INVISUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA, UIRAÚNA, PARAÍBA." "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA, UIRAÚNA, PARAÍBA, DURANTE O ANO DE 2018. COM O TÍTULO “ENSINANDO REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA PARA VISUAIS E INVISUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA POR MEIO DA CARTOGRAFIA TÁTIL”, ESTE PROJETO BUSCOU TRABALHAR O CONTEÚDO DE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA DO 7° ANO DE UM MODO INCLUSIVO, PERMITINDO A PERFEITA INSERÇÃO DA ALUNA DEFICIENTE VISUAL (INVISUAL) QUE FAZ PARTE DA TURMA. O OBJETIVO DO PROJETO FOI PERMITIR O ESTUDO DAS REGIÕES BRASILEIRAS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAPAS TÁTEIS. FORAM TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA EM CONSONÂNCIA COM OS TEMAS TRANSVERSAIS NECESSÁRIOS À CONSCIENTIZAÇÃO DOS EDUCANDOS SOBRE AS QUESTÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TODO O REFERENCIAL TEÓRICO DO TRABALHO FOI BALIZADO NA PRODUÇÃO DOS MEMBROS DO LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA TÁTIL E ESCOLAR (LABOTATE) DA UFSC, SINTETIZADA NO LIVRO “MOTIVAÇÕES HODIERNAS PARA ENSINAR GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO PARA VISUAIS E INVISUAIS” DA PROFESSORA RUTH EMÍLIA NOGUEIRA. O MATERIAL PEDAGÓGICO FOI PRODUZIDO POR DUAS EQUIPES, UTILIZANDO MATERIAIS SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO. APÓS OFICINAS PARA A SINTETIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS, DA ESCRITA EM BRAILLE E DA ELABORAÇÃO DO MAPA MODELO SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL, CADA EQUIPE PRODUZIU O SEU PRÓPRIO MAPA. OS ALUNOS MELHORARAM SIGNIFICATIVAMENTE NO SEU MODO DE SE RELACIONAR EM SALA, DEMONSTRARAM MAIS INICIATIVA E ESPIRITO DE GRUPO. TAMBÉM MELHORARAM O ENTENDIMENTO ACERCA DO ASSUNTO ESTUDADO (REGIONALIZAÇÃO), TENDO EM VISTA QUE TINHAM DIFICULDADE EM RELAÇÃO À ESPACIALIZAÇÃO DO LUGAR ONDE MORAM E DA ESCALA REGIONAL QUE OCUPAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA TÁTIL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GEOGRAFIA, REGIONALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID1820_09072019102823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONILSON FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONILSON FERNANDES" "autor_email" => "ronilsonfernandes92@gmail" "autor_ies" => "E.E.E.F.M MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }