A BAIXA PERCEPÇÃO HUMANA SOBRE O AMBIENTE EM QUE VIVE, PODE SER O PRINCIPAL FATOR PARA O DESCASO COM A NATUREZA. A INSUFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO HODIERNO, FRENTE AO CONSUMO QUE SE FAZ DAS PRODUÇÕES INDUSTRIAIS EFÊMERAS, ASSOCIADO À FALTA DE POLÍTICAS QUE VALORIZEM O AMBIENTE, ENQUANTO PATRIMÔNIO PÚBLICO FAVORECE A DEGRADAÇÃO DA NATUREZA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM MEIO AMBIENTE, LOCALIZADO EM UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO CEARENSE, COMO SUBSÍDIO PARA POSTERIOR PLANEJAMENTO DE AÇÕES QUE PROMOVAM O MELHOR ENGAJAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PARA TANTO, APLICOU-SE NO ESTUDO UMA METODOLOGIA FUNDAMENTADA NA ABORDAGEM MULTIMÉTODO, REALIZANDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS EXPLANAM QUE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA, ATRAVÉS DE PROJETOS QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE ESCOLAR E EXTERNA A ESTA, DEVEM CONSIDERAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS DIVERSOS ATORES. PODE-SE CONSIDERAR QUE, O DESPERTAR DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, NO SENTIDO DE AMPLIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SOLICITA AÇÕES PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS, PAUTADOS NO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO HUMANO-NATUREZA COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE, BUSCANDO AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE O TERRITÓRIO VIVIDO, PROPONDO SOLUÇÕES AOS IMPACTOS GERADOS SOBRE O AMBIENTE, DE FORMA ÉTICA, SOLIDÁRIA E PARTICIPATIVA.