Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTIONÁRIO VASI: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: QUESTIONÁRIO VASI, QUESTÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, NATUREZA DA CIÊNCIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62350
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 331
    "inscrito_id" => 5366
    "titulo" => "QUESTIONÁRIO VASI: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "SÃO DIVERSAS AS DISSERTAÇÕES, AS TESES E OS ARTIGOS NA LITERATURAESPECIALIZADA BRASILEIRA E MUNDIAL QUE ATUALMENTE VÊM ABORDANDO AIMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. PORTANTO, ESTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, MAIS ESPECIFICAMENTE, ACERCA DA MANEIRA COM QUE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SER INICIADA. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO VASI (VIEWSABOUTSCIENTIfiCINQUIRY),O QUAL FOI APLICADO PARA 35 ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO ESTADO DO PARANÁ. NESTE TRABALHO, FOI FEITA A ANÁLISE DA QUESTÃO DE NÚMERO 2 (‘PERGUNTARAM PARA DOIS ESTUDANTES SE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SEMPRE COMEÇAR COM UMA QUESTÃO CIENTÍFICA. UM DOS ESTUDANTES RESPONDEU “SIM” E O OUTRO RESPONDEU “NÃO”. COM QUAL DELES VOCÊ CONCORDA E POR QUÊ?’)DO QUESTIONÁRIO. AS RESPOSTAS FORAM TRANSCRITAS, CODIFICADAS, ANALISADAS E CATEGORIZADAS DE ACORDO COM O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO.  EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: C1Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA DÚVIDA) E C2Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA QUESTÃO CIENTÍFICA)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUESTIONÁRIO VASI, QUESTÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, NATUREZA DA CIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5366_04062019225555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA ESKILDSEM"
    "autor_nome_curto" => "KARINA ESKILDSEM"
    "autor_email" => "prof.karina.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62350
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 331
    "inscrito_id" => 5366
    "titulo" => "QUESTIONÁRIO VASI: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "SÃO DIVERSAS AS DISSERTAÇÕES, AS TESES E OS ARTIGOS NA LITERATURAESPECIALIZADA BRASILEIRA E MUNDIAL QUE ATUALMENTE VÊM ABORDANDO AIMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. PORTANTO, ESTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, MAIS ESPECIFICAMENTE, ACERCA DA MANEIRA COM QUE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SER INICIADA. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO VASI (VIEWSABOUTSCIENTIfiCINQUIRY),O QUAL FOI APLICADO PARA 35 ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO ESTADO DO PARANÁ. NESTE TRABALHO, FOI FEITA A ANÁLISE DA QUESTÃO DE NÚMERO 2 (‘PERGUNTARAM PARA DOIS ESTUDANTES SE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SEMPRE COMEÇAR COM UMA QUESTÃO CIENTÍFICA. UM DOS ESTUDANTES RESPONDEU “SIM” E O OUTRO RESPONDEU “NÃO”. COM QUAL DELES VOCÊ CONCORDA E POR QUÊ?’)DO QUESTIONÁRIO. AS RESPOSTAS FORAM TRANSCRITAS, CODIFICADAS, ANALISADAS E CATEGORIZADAS DE ACORDO COM O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO.  EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: C1Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA DÚVIDA) E C2Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA QUESTÃO CIENTÍFICA)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUESTIONÁRIO VASI, QUESTÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, NATUREZA DA CIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5366_04062019225555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA ESKILDSEM"
    "autor_nome_curto" => "KARINA ESKILDSEM"
    "autor_email" => "prof.karina.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

SÃO DIVERSAS AS DISSERTAÇÕES, AS TESES E OS ARTIGOS NA LITERATURAESPECIALIZADA BRASILEIRA E MUNDIAL QUE ATUALMENTE VÊM ABORDANDO AIMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. PORTANTO, ESTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, MAIS ESPECIFICAMENTE, ACERCA DA MANEIRA COM QUE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SER INICIADA. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO VASI (VIEWSABOUTSCIENTIfiCINQUIRY),O QUAL FOI APLICADO PARA 35 ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO ESTADO DO PARANÁ. NESTE TRABALHO, FOI FEITA A ANÁLISE DA QUESTÃO DE NÚMERO 2 (‘PERGUNTARAM PARA DOIS ESTUDANTES SE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SEMPRE COMEÇAR COM UMA QUESTÃO CIENTÍFICA. UM DOS ESTUDANTES RESPONDEU “SIM” E O OUTRO RESPONDEU “NÃO”. COM QUAL DELES VOCÊ CONCORDA E POR QUÊ?’)DO QUESTIONÁRIO. AS RESPOSTAS FORAM TRANSCRITAS, CODIFICADAS, ANALISADAS E CATEGORIZADAS DE ACORDO COM O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: C1Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA DÚVIDA) E C2Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA QUESTÃO CIENTÍFICA).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.