Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 287
A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS JOVENS SOB A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E DOS PROFESSORES FRENTE ÀS NOVA CONSTRUÇÕES FAMILIARES

Palavra-chaves: NOVAS FORMAÇÕES FAMILIARES, IMPACTO, ESTUDANTES, PROFESSORES, PROFESSORES Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO OBJETIVA PESQUISAR SE A NOVA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA OFERECE IMPACTO NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ADOLESCENTE, NA VISÃO DO DOCENTE E DO PRÓPRIO ESTUDANTE. DIANTE DISSO, ESTE PROJETO FORMULA: QUAIS OS IMPACTOS E PRESSÕES A TIPOLOGIA FAMILIAR PODE OCASIONAR AOS ADOLESCENTES EM TEMPO DE ESTUDO NA ÓTICA DO DOCENTE E NA ÓTICA DO ESTUDANTE? A TEMÁTICA ABORDADA JUSTIFICA-SE POR VERIFICAR UMA NOVA, CRESCENTE E INCÓGNITA FORMAÇÃO FAMILIAR. ESTA PESQUISA INVESTIGARÁ OS SENTIDOS PRODUZIDOS POR DOCENTES E ESTUDANTES NA RELAÇÃO APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE E A NOVA CONSTRUÇÃO SOCIAL FAMILIAR. PARA ESTE TRABALHO, O EMBASAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO SERÁ PAUTADO NO CONSTRUCIONISMO SOCIAL, INVESTIGANDO A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIADAS POR PRÁTICAS DISCURSIVAS DE PROFESSORES, DE ESTUDANTES E A CONVIVÊNCIA DESSAS NOVAS FAMÍLIAS, OS FILHOS/ESTUDANTES E A ESCOLA. A PESQUISA SERÁ DE CUNHO QUALITATIVO, RECORRENDO ÀS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, INDIVIDUAIS E GRAVADAS. ESPERA-SE QUE COM OS RESULTADOS PERCEBA-SE QUE A FAMÍLIA E ESCOLA APESAR DE SE APRESENTEM COMO INSTITUIÇÕES INDEPENDENTES, POSSUEM OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DIFERENTES, QUE SE ARTICULAM NO QUE SE REFERE À INSERÇÃO PRODUTIVA DOS JOVENS NA SOCIEDADE E AFIRME SER NECESSÁRIO QUE O CURRÍCULO ESCOLAR E O CURRÍCULO FAMILIAR SEJAM SEMPRE CONVERGENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.