A PROFISSÃO DO PROFESSOR DEMANDA MUITAS RESPONSABILIDADES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (IP) É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA AO LONGO DA VIDA DESSE PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO DA IP ESTÁ CONECTADA ÀS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS ANTES E CONTINUAMENTE DURANTE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. NESSE SENTIDO, A CONSTRUÇÃO DA IP É INTRÍNSECA AO PRÓPRIO INDIVÍDUO E ACOMPANHADA PELA CONSOLIDAÇÃO DOS SABERES DOCENTES. NESTA PERSPECTIVA, ESSE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTES QUE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DE SUA IP. PARA TANTO, FOI FEITA UMA PESQUISA COM A APLICAÇÃO DA QUESTÃO “QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER?” E POSTERIORMENTE AS RESPOSTAS FORAM ANÁLISADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, AFIM DE COMPREENDER COMO OS ALUNOS DE LICENCIATURA VEEM O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DE SALA E, DE QUE FORMA ISSO REFLETE NA CONSTRUÇÃO DA SUA IP. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL DISCUTIR ALGUMAS ASSUNTOS LEVANTADOS COMO: AFETIVIDADE E RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNOS, USO DE NOVOS MATERIAIS E METODOS DIDÁTICOS, ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DO PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNO E O COMPROMISSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO DESSES TEMAS É IMPORTANTE PARA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA POSSAM REFLETIR SOBRE A DOCÊNCIA, O TIPO DE PROFISSIONAL QUE ELES ALMEJAM SER, E A PARTIR DISSO, SEGUIREM EM BUSCA DAS MELHORES FORMAS DE DIRECIONAR SUA FORMAÇÃO PARA ALCANÇAR UMA IP PRÓXIMA COM O PROFISSIONAL QUE ELES DESEJAM SER.