Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EM BUSCA DOS PORQUÊS: TRABALHANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA ELETIVA DE JOVEM CIENTISTA EM UMA ESCOLA DE SOBRAL-CE

Palavra-chaves: PROTAGONISMO, JOVEM CIENTISTA, CIÊNCIA, PESQUISA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60220
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2831
    "inscrito_id" => 3325
    "titulo" => "EM BUSCA DOS PORQUÊS: TRABALHANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA ELETIVA DE JOVEM CIENTISTA EM UMA ESCOLA DE SOBRAL-CE"
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM PASSANDO POR UMA MUDANÇA GRADUAL E CONTINUA, EM QUE AQUELE MODELO TRADICIONAL DO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR UM MODELO DE ABORDAGEM MAIS PRÁTICA E CRÍTICA, EM QUE O ALUNO É CONSIDERADO PARTE FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, SENDO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. PORÉM, OBSERVA-SE QUE ESTES AINDA POSSUEM CERTA DIFICULDADE EM EXPRESSAR SEU PROTAGONISMO. PARA ÀQUELES ALUNOS QUE POSSUEM O GOSTO PELA PESQUISA E PRETENDEM ATUAR COMO CIENTISTAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, A EEEMTI DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ATRAVÉS DA OFERTA DO CLUBINHO JOVEM CIENTISTA, OFERECE ESSA OPORTUNIDADE PARA “FAZER CIÊNCIA”. NESTE CONTEXTO, ABRE-SE ESPAÇO EM TAL CLUBINHO, PARA TRABALHAR O PROTAGONISMO DE CADA ALUNO AO ENTRAR EM CONTATO COM O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO. A PRIORI, FOI TRABALHADO UMA RODA DE CONVERSA, E NO ENCONTRO SEGUINTE OS ALUNOS  \r\n
      SAÍRAM EM TORNO DA ESCOLA, “ATRÁS DO PORQUÊ DAS COISAS”, AO OBSERVAR FENÔMENOS EM TORNO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE NÃO POSSUÍAM UMA EXPLICAÇÃO IMEDIATA, SENDO INCITADOS A USAR DE SEU PROTAGONISMO PARA FORMULAR HIPÓTESES E POSSÍVEIS DEDUÇÕES. OS ALUNOS ENTÃO PENSARAM EM POSSÍVEIS EXPERIMENTOS, E COM AJUDA DE LIVROS E PESQUISAS TIRARAM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. OBSERVOU-SE QUE A ATIVIDADE FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES, E QUE ELES FORAM OS PRÓPRIOS PROTAGONISTAS NA BUSCA DO CONHECIMENTO, CONCLUINDO-SE ASSIM QUE É POSSÍVEL E IMPORTANTE A ABORDAGEM PRÁTICA PARA TRANSCENDER AS AULAS TRADICIONAIS, USANDO METODOLOGIAS EM QUE OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS SEJAM OS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROTAGONISMO, JOVEM CIENTISTA, CIÊNCIA, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3325_31082019131122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR GERMANO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JUUH GERMANOTTA"
    "autor_email" => "juuhgermanotta11@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60220
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2831
    "inscrito_id" => 3325
    "titulo" => "EM BUSCA DOS PORQUÊS: TRABALHANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA ELETIVA DE JOVEM CIENTISTA EM UMA ESCOLA DE SOBRAL-CE"
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM PASSANDO POR UMA MUDANÇA GRADUAL E CONTINUA, EM QUE AQUELE MODELO TRADICIONAL DO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR UM MODELO DE ABORDAGEM MAIS PRÁTICA E CRÍTICA, EM QUE O ALUNO É CONSIDERADO PARTE FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, SENDO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. PORÉM, OBSERVA-SE QUE ESTES AINDA POSSUEM CERTA DIFICULDADE EM EXPRESSAR SEU PROTAGONISMO. PARA ÀQUELES ALUNOS QUE POSSUEM O GOSTO PELA PESQUISA E PRETENDEM ATUAR COMO CIENTISTAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, A EEEMTI DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ATRAVÉS DA OFERTA DO CLUBINHO JOVEM CIENTISTA, OFERECE ESSA OPORTUNIDADE PARA “FAZER CIÊNCIA”. NESTE CONTEXTO, ABRE-SE ESPAÇO EM TAL CLUBINHO, PARA TRABALHAR O PROTAGONISMO DE CADA ALUNO AO ENTRAR EM CONTATO COM O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO. A PRIORI, FOI TRABALHADO UMA RODA DE CONVERSA, E NO ENCONTRO SEGUINTE OS ALUNOS  \r\n
      SAÍRAM EM TORNO DA ESCOLA, “ATRÁS DO PORQUÊ DAS COISAS”, AO OBSERVAR FENÔMENOS EM TORNO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE NÃO POSSUÍAM UMA EXPLICAÇÃO IMEDIATA, SENDO INCITADOS A USAR DE SEU PROTAGONISMO PARA FORMULAR HIPÓTESES E POSSÍVEIS DEDUÇÕES. OS ALUNOS ENTÃO PENSARAM EM POSSÍVEIS EXPERIMENTOS, E COM AJUDA DE LIVROS E PESQUISAS TIRARAM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. OBSERVOU-SE QUE A ATIVIDADE FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES, E QUE ELES FORAM OS PRÓPRIOS PROTAGONISTAS NA BUSCA DO CONHECIMENTO, CONCLUINDO-SE ASSIM QUE É POSSÍVEL E IMPORTANTE A ABORDAGEM PRÁTICA PARA TRANSCENDER AS AULAS TRADICIONAIS, USANDO METODOLOGIAS EM QUE OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS SEJAM OS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROTAGONISMO, JOVEM CIENTISTA, CIÊNCIA, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3325_31082019131122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO CÉSAR GERMANO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JUUH GERMANOTTA"
    "autor_email" => "juuhgermanotta11@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM PASSANDO POR UMA MUDANÇA GRADUAL E CONTINUA, EM QUE AQUELE MODELO TRADICIONAL DO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR UM MODELO DE ABORDAGEM MAIS PRÁTICA E CRÍTICA, EM QUE O ALUNO É CONSIDERADO PARTE FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, SENDO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. PORÉM, OBSERVA-SE QUE ESTES AINDA POSSUEM CERTA DIFICULDADE EM EXPRESSAR SEU PROTAGONISMO. PARA ÀQUELES ALUNOS QUE POSSUEM O GOSTO PELA PESQUISA E PRETENDEM ATUAR COMO CIENTISTAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, A EEEMTI DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ATRAVÉS DA OFERTA DO CLUBINHO JOVEM CIENTISTA, OFERECE ESSA OPORTUNIDADE PARA “FAZER CIÊNCIA”. NESTE CONTEXTO, ABRE-SE ESPAÇO EM TAL CLUBINHO, PARA TRABALHAR O PROTAGONISMO DE CADA ALUNO AO ENTRAR EM CONTATO COM O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO. A PRIORI, FOI TRABALHADO UMA RODA DE CONVERSA, E NO ENCONTRO SEGUINTE OS ALUNOS SAÍRAM EM TORNO DA ESCOLA, “ATRÁS DO PORQUÊ DAS COISAS”, AO OBSERVAR FENÔMENOS EM TORNO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE NÃO POSSUÍAM UMA EXPLICAÇÃO IMEDIATA, SENDO INCITADOS A USAR DE SEU PROTAGONISMO PARA FORMULAR HIPÓTESES E POSSÍVEIS DEDUÇÕES. OS ALUNOS ENTÃO PENSARAM EM POSSÍVEIS EXPERIMENTOS, E COM AJUDA DE LIVROS E PESQUISAS TIRARAM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. OBSERVOU-SE QUE A ATIVIDADE FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES, E QUE ELES FORAM OS PRÓPRIOS PROTAGONISTAS NA BUSCA DO CONHECIMENTO, CONCLUINDO-SE ASSIM QUE É POSSÍVEL E IMPORTANTE A ABORDAGEM PRÁTICA PARA TRANSCENDER AS AULAS TRADICIONAIS, USANDO METODOLOGIAS EM QUE OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS SEJAM OS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.