A INTERATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO A PARTIR DA FEIRA DE CIÊNCIAS SOBRE O SEMIÁRIDO NORDESTINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58573 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3411 "inscrito_id" => 12323 "titulo" => "A INTERATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO A PARTIR DA FEIRA DE CIÊNCIAS SOBRE O SEMIÁRIDO NORDESTINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESTE ESTUDO DISCUTE A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO EDUCACIONAL CASTRO’S COM O TEMA “QUESTÕES AMBIENTAIS NO NORDESTE SEMIÁRIDO: CONHECENDO NOSSA REGIÃO” PARA IDENTIFICAR COMO A INTERATIVIDADE CONTRIBUI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE GEOGRAFIA POSSIBILITA A RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, CONSTRUINDO, EM ATIVIDADES COMO FEIRAS DE CIÊNCIAS, A POSSIBILIDADE DE INCENTIVO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS ESCOLARES. A INTERATIVIDADE É A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DE FORMA QUE O DISCENTE INTERAJA E TENHA A CAPACIDADE DE EXPOR O QUE APRENDEU. ESTA CAPACIDADE PODE SER INCENTIVADA E TRABALHADA PELO PROFESSOR EM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM OS CONHECIMENTOS E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS, ASSIM, ESTIMULANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM PESQUISAS SOBRE TEMAS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. O ESTUDO FOI DIVIDIDO NA EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA E DAS OBRAS QUE FUNDAMENTAM AS DISCUSSÕES SOBRE INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM. FORAM REALIZADAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, ELABORAÇÃO DE TABELAS E ESQUEMAS GRÁFICOS PARA REPRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS. FOI CONSTATADO QUE OS ESTUDANTES ASSIMILAM E PARTICIPAM DAS AULAS COM MELHORES DESEMPENHOS EM CONJUNTO COM A PRÁTICA DE PESQUISAS SOBRE OS CONTEÚDOS, INCENTIVO AO PROTAGONISMO E ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITANDO MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, FEIRA DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID12323_20092019152757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO " "autor_nome_curto" => "EPAMINONDES PINHEIRO " "autor_email" => "epaminondes7pinheiro@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58573 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3411 "inscrito_id" => 12323 "titulo" => "A INTERATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO A PARTIR DA FEIRA DE CIÊNCIAS SOBRE O SEMIÁRIDO NORDESTINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "ESTE ESTUDO DISCUTE A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO INSTITUTO EDUCACIONAL CASTRO’S COM O TEMA “QUESTÕES AMBIENTAIS NO NORDESTE SEMIÁRIDO: CONHECENDO NOSSA REGIÃO” PARA IDENTIFICAR COMO A INTERATIVIDADE CONTRIBUI NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE GEOGRAFIA POSSIBILITA A RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES COM O AMBIENTE EM QUE VIVEM, CONSTRUINDO, EM ATIVIDADES COMO FEIRAS DE CIÊNCIAS, A POSSIBILIDADE DE INCENTIVO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS ESCOLARES. A INTERATIVIDADE É A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DE FORMA QUE O DISCENTE INTERAJA E TENHA A CAPACIDADE DE EXPOR O QUE APRENDEU. ESTA CAPACIDADE PODE SER INCENTIVADA E TRABALHADA PELO PROFESSOR EM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM OS CONHECIMENTOS E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS, ASSIM, ESTIMULANDO OS ESTUDANTES A REALIZAREM PESQUISAS SOBRE TEMAS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. O ESTUDO FOI DIVIDIDO NA EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DA FEIRA E DAS OBRAS QUE FUNDAMENTAM AS DISCUSSÕES SOBRE INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM. FORAM REALIZADAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, ELABORAÇÃO DE TABELAS E ESQUEMAS GRÁFICOS PARA REPRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS. FOI CONSTATADO QUE OS ESTUDANTES ASSIMILAM E PARTICIPAM DAS AULAS COM MELHORES DESEMPENHOS EM CONJUNTO COM A PRÁTICA DE PESQUISAS SOBRE OS CONTEÚDOS, INCENTIVO AO PROTAGONISMO E ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITANDO MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERATIVIDADE, GEOGRAFIA ESCOLAR, FEIRA DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID12323_20092019152757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO " "autor_nome_curto" => "EPAMINONDES PINHEIRO " "autor_email" => "epaminondes7pinheiro@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }