Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS ENTRE A SOCIOLOGIA E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA A RESPEITO DO PRÊMIO “ALUNO NOTA 10” À LUZ DO PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU E LEV VYGOTSKY

Palavra-chaves: PRÊMIO "ALUNO NOTA 10", MERITOCRACIA, BOURDIEU, VYGOTSKY Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS- MA A RESPEITO DA POLÍTICA MERITOCRÁTICA DO PRÊMIO “ALUNO NOTA 10” CONCEBIDA AOS MELHORES ALUNOS DE CADA SALA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO ADOTOU-SE COMO ABORDAGEM A PESQUISA QUALITATIVA (DESLAURIERS, 1991), A INVESTIGAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DEU-SE POR MEIO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA (GIL, 2007) E PESQUISA DE CAMPO (FONSECA, 2002), SENDO REALIZADAS ENTREVISTAS (YIN, 2016) PARA PRODUÇÃO DE DADOS, QUE POSTERIORMENTE FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR (BARDIN, 2011). PARA EMBASAMENTO TEÓRICO ACERCA DA PROBLEMÁTICA, NOS DEBRUÇAMOS NAS OBRAS A REPRODUÇÃO (1970), A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E LINGUAGEM (2001) DE BOURDIEU E VYGOTSKY, RESPECTIVAMENTE, POR VÊ-LAS COMO COMPLEMENTARES E NECESSÁRIAS PARA COMPREENSÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM UMA INCLINAÇÃO DE UM DOS PROFESSORES PARA A VISÃO LIBERAL DE EDUCAÇÃO, ATRIBUINDO A ESCOLA O PAPEL DE TREINAR INDIVÍDUOS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ENQUANTO OUTRO PROFESSOR JÁ APRESENTA UMA REFLEXÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DISCORDANDO DE POLÍTICAS COMO ESSAS QUE PREMIAM OS MELHORES FOCALIZANDO ASPECTOS QUANTITATIVOS.

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