Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CREDE JAGUARIBE-CE: LIMITES E POTENCIALIDADES

Palavra-chaves: COORDENAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEVE ORIGEM A PARTIR DA DISSERTAÇÃO DE MESMO TÍTULO DEFENDIDA PELO AUTOR NO MESTRADO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, NA QUAL SE DISCUTIU O PAPEL DO COORDENADOR ESCOLAR NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CREDE 11 (JAGUARIBE-CE), TENDO COMO BASE A ANÁLISE DO SEU PERFIL E DE COMO O MESMO SE ADEQUAVA ÀS AÇÕES DE FORMAÇÕES DESENVOLVIDAS NA REGIONAL PELO PROFISSIONAL. PARA TANTO, FORAM UTILIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO COM DESTAQUE PARA AUTORES COMO ARAÚJO (2015), CHIMENTÃO (2009), FRANCO (2008), LIBÂNEO (2009) SILVA (2001) E VOGT (2012). OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E GRUPOS FOCAIS, OS QUAIS PERMITIRAM IDENTIFICAR ALGUNS ASPECTOS QUE COMPROMETIAM UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO COORDENADOR NO CONTEXTO ESCOLAR: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. DENTRE ELES PODE-SE CITAR O EXCESSO DE ATRIBUIÇÕES DECORRENTES DA FALTA DE CLAREZA POR PARTE DA LEGISLAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ EM RELAÇÃO AO QUE COMPETE OU NÃO AO PROFISSIONAL DESENVOLVER NO AMBIENTE ESCOLAR. COM ISSO, OS COORDENADORES ACABAM RESOLVENDO AS DEMANDAS MAIS EMERGENCIAIS E AS FORMATIVAS VÃO FICANDO PARA DEPOIS, O QUE DIFICULTA O SEU TRABALHO PARA COM SEU GRUPO DE PROFESSORES, REQUERENDO UM OLHAR DIFERENCIADO POR PARTE DA SEDUC/CE A FIM DE QUE O COORDENADOR POSSA TER RESPEITADO SEU ESPAÇO DE FORMADOR COM AS GARANTIAS OFERECIDAS PELO ÓRGÃO QUE REGULAMENTA A EDUCAÇÃO DO ESTADO E NÃO APENAS PELA ESCOLA, JÁ QUE ASSIM UMAS PODEM FAZER E OUTRAS NÃO, COMO É O CASO OBSERVADO NA CREDE 11.

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