LIRA, Cristina Valentim. Formação docente: percepção de professores ingressantes no ensino. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60595>. Acesso em: 23/12/2024 00:08
Tentando compreender os impactos nos recÉm-formados em pedagogia, em relaÇÃo À diferenÇa entre a formaÇÃo docente e a realidade dentro da sala de aula, surgiu a inquietude de discutir se a formaÇÃo docente atualmente estÁ coerente com a realidade dentro das escolas tanto pÚblicas como privadas. Este artigo tem como objetivo de discutir os impactos nos professores recÉm-ingressados na docÊncia. Tem como referÊncia uma pesquisa realizada com 13 estudantes recÉm-formados em pedagogia pela UFPB e ingressaram no ensino pÚblico e privado no municÍpio de Santa Rita-PB. Tendo como instrumento de coleta de dados, entrevistas, foi instigado aos entrevistados se no momento de ingresso no ensino tanto pÚblico quanto privado, se eles se debateram com alguma polÍtica voltada para acolher esses indivÍduos que estavam iniciando sua docÊncia, alÉm do impacto que eles tiveram entre sua formaÇÃo na academia e a realidade com que eles tiveram que enfrentar. O presente resumo apresenta alguns recortes das anÁlises, ressaltando que estÁ pesquisa servirÁ de inicio para afunilar o tema.