Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 247
EDUCAÇÃO ESPECIAL: ELABORAÇÃO DE MODELOS TÁTEIS PARA O ENSINO DE LEITURA DE CLADOGRAMAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, MODELOS TÁTEIS, BIOLOGIA, CLADOGRAMAS, CLADOGRAMAS Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROPOR UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL INCLUSIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE SOBRE A LEITURA DE CLADOGRAMAS, PRESENTE NOS CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO E ZOOLOGIA, DA GRADE CURRICULAR DO 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISTO A NECESSIDADE DE MODELOS TÁTEIS PARA COMPLEMENTAR A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE CLADOGRAMAS, COM NÍVEIS DE DIFICULDADE DIFERENTES, EM ALTO RELEVO, UTILIZANDO MATERIAIS ACESSÍVEIS E DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE TAMANHO, RELEVO E TEXTURA. FORAM TESTADOS POR UMA ALUNA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, A QUAL APRESENTA CEGUEIRA TOTAL. APÓS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS APRESENTADOS VÊ-SE QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE BIOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE AVANÇAR QUANTO Á PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E PRODUÇÃO DE MODELOS TÁTEIS QUE PERMITAM A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AFIM DE QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E ATIVOS SOCIALMENTE, QUE TENHAM A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR UM AMBIENTE ESCOLAR E SOCIAL EM QUE A INCLUSÃO SE FAÇA TÃO PRESENTE QUE NÃO SEJA MAIS NECESSÁRIO DISCUTIR SOBRE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.