O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER
UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROPOR UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL INCLUSIVA PARA O ENSINO
DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE SOBRE A LEITURA DE CLADOGRAMAS, PRESENTE NOS CONTEÚDOS DE
EVOLUÇÃO E ZOOLOGIA, DA GRADE CURRICULAR DO 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, VISTO A NECESSIDADE
DE MODELOS TÁTEIS PARA COMPLEMENTAR A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA FOI ELABORADA
UMA SEQUÊNCIA DE CLADOGRAMAS, COM NÍVEIS DE DIFICULDADE DIFERENTES, EM ALTO RELEVO, UTILIZANDO
MATERIAIS ACESSÍVEIS E DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE TAMANHO, RELEVO E TEXTURA. FORAM TESTADOS POR UMA ALUNA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, A QUAL APRESENTA CEGUEIRA TOTAL. APÓS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS APRESENTADOS VÊ-SE QUE
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE BIOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE AVANÇAR QUANTO
Á PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E PRODUÇÃO DE MODELOS TÁTEIS QUE PERMITAM A INCLUSÃO DO ALUNO COM
DEFICIÊNCIA VISUAL, AFIM DE QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E ATIVOS
SOCIALMENTE, QUE TENHAM A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR UM AMBIENTE ESCOLAR E SOCIAL EM QUE A INCLUSÃO
SE FAÇA TÃO PRESENTE QUE NÃO SEJA MAIS NECESSÁRIO DISCUTIR SOBRE.