ESTE ARTIGO É UM RECORTE DOS RESULTADOS PROVENIENTES DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UM CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO CUJO OBJETIVO FOI COMPREENDER OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DE UM MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA, FUNDAMENTOU-SE EM AUTORES QUE TRABALHAM A TEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL E DOCENTE, SÃO ELES: CIAMPA (1987), STUART HALL (2000; 2006), PIMENTA (1999), NÓVOA (1992), GARCIA (2009), DENTRE OUTROS. CONSIDERANDO A NATUREZA DESTE ESTUDO, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, PARA A COMPREENSÃO DO OBJETO DESTA PESQUISA, FOI NECESSÁRIA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DEZ PROFESSORAS FORAM ENTREVISTADAS E OS DADOS OBTIDOS FORAM TRATADOS COM BASE NA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS (BARDIN, 2011). A PARTIR DOS RESULTADOS CONSTATAMOS QUE A PRESENÇA FEMININA É SIGNIFICATIVA NA INSTITUIÇÃO ANALISADA, O CORPO DOCENTE É FORMADO POR PESSOAS DA COMUNIDADE HAVENDO SIMILARIDADES ENTRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR E OS DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE, TENDO EM VISTA QUE OS INTERESSES SÃO COMUNS, CONCLUÍMOS AINDA QUE FATORES COMO SALÁRIO, VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NÃO SÃO ASPECTOS RELEVANTES PARA OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA PESQUISADA.