O PRESENTE ARTIGO ABORDA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, COM INTUITO DE ANALISAR E COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR PARA A DOCÊNCIA. COMO METODOLOGIA FOI REALIZADA ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM QUATRO DOCENTES QUE CONCLUIRAM O CURSO DE PEDAGOGIA POR MEIO DO PARFOR. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO UTILIZAMOS AUTORES COMO CARVALHO (2007), GARCIA (1999), PIMENTA (2002) A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB (1996) E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (1996). POR MEIO DOS ESTUDOS E ANÁLISES DOS DADOS, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PARFOR NA TRANSFORMAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS DOCENTES, BEM COMO AS INFLUÊNCIAS ADQUIRIDAS NESSE PROCESSO, DESTACANDO A CONTRIBUIÇÃO DESSE PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES.