O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM E FERRAMENTA AVALIATIVA EMPREGADOS NO PROCESSO EDUCATIVO DO APRENDIZ, CONSIDERANDO TAMBÉM ALGUNS ASPECTOS PERTINENTES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL EM QUE O MESMO AFIRMA QUE PARA APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA, O NOVO CONTEÚDO DEVE SE RELACIONAR COM O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO. O REFERENCIAL TEÓRICO REFERENTE À TEMÁTICA PROPORCIONOU ANTES DE TUDO CONTEMPLAR TANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANTO À UTILIDADE DOS MAPAS CONCEITUAIS SOBRE DIFERENTES PERSPECTIVAS: DAQUELE QUE ENSINA E DAQUELE QUE APRENDE. OS MAPAS DE CONCEITOS SÃO ORGANIZADORES GRÁFICOS QUE PERMITEM REPRESENTAR O CONHECIMENTO E PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE PODEM SER UTILIZADOS COMO ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM PELA ASCENSÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS QUE PROVOQUEM A REFLEXÃO, A BUSCA DE COMPREENSÃO E O PROCESSO PROFUNDO DA INFORMAÇÃO. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA FOI BASEADA EM LEITURAS DE ARTIGOS E ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS ONDE UTILIZAM CONSIDERAÇÕES PERTINENTES NA EDUCAÇÃO. PORTANTO DEPOIS SÃO APRESENTADOS OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO QUE BUSCAVA ANALISAR E COMPREENDER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS USADAS PELOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM SALA DE AULA. NO ENTANTO A MAIORIA DOS TRABALHOS FEITOS RETRATA OS MAPAS CONCEITUAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, OU SEJA, TEM POTENCIALIDADE DE MELHORAR O ENSINO, TANTO PARA OS PROFESSORES QUANTOS PARA OS ALUNOS. CONTUDO, CONSIDERAMOS QUE ESSA PESQUISA MOSTRA UMA IDEIA APROXIMADA DE QUANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO CONTIDOS NO MEIO EDUCACIONAL E NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES.