O USO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E APRENDIZAGEM TEM GANHADO POPULARIDADE NAS ESCOLAS DAS REDES PARTICULAR E PÚBLICA BRASILEIRAS. TAL CONTEXTO, DENOMINADO COMO “ROBÓTICA EDUCACIONAL”, ENVOLVE ASPECTOS TECNOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS QUE VISAM À CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE ROBÔS NO ÂMBITO ESCOLAR. NESSA PERSPECTIVA, A ROBÓTICA EDUCACIONAL VEM PROMOVENDO UMA APROXIMAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS ABORDADAS NAS DISCIPLINAS ESCOLARES E SUAS APLICAÇÕES EM SITUAÇÕES PRÁTICAS DA CIÊNCIA OU DO COTIDIANO. ALÉM DISSO, ALGUNS ASPECTOS PEDAGÓGICOS FREQUENTEMENTE ASSOCIADOS AOS ENVOLVIDOS COM ROBÓTICA EDUCACIONAL SÃO BEM VINDOS AO CENÁRIO ESCOLAR, TAIS COMO: O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, UMA MAIOR AUTONOMIA, ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E AO ESPÍRITO DE EQUIPE. PORTANTO, COMO OBJETIVO DESTE TRABALHO BUSCAMOS ANALISAR ALGUNS DESTES ASPECTOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COM LEGO MINDSTORM NO IFBA CAMPUS JACOBINA SOB A ÓTICA DA TEORIA CONSTRUCIONISTA DE SAYMOR PAPERT. NESSE CASO, OPTAMOS POR UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, NA QUAL FORAM ANALISADOS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO E DE UM PROCESSO DE OBSERVAÇÃO DIRETA. OS RESULTADOS DESSE TRABALHO INDICAM QUE OS ALUNOS ENVOLVIDOS COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL FICARAM MOTIVADOS E CONFIANTES QUANTO SUAS APRENDIZAGENS NO CAMPO TECNOLÓGICO, MAIS PRECISAMENTE NOS ÂMBITOS DA INFORMÁTICA E DA ELETROMECÂNICA. ALÉM DISSO, O TRABALHO EM EQUIPE POSSIBILITOU AOS PARTICIPANTES UMA MAIOR INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS SABERES CONSTRUÍDOS. OUTRO PONTO POSITIVO FOI O FATO DOS ALUNOS TEREM QUE ALIAR TEORIA E PRÁTICA NOS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DOS ROBÔS, POSSIBILITANDO COM ISSO, CONSTRUIR SABERES DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA.