ESTE PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO VERSAR A RESPEITO DE COMO PODE E É NA ATUAL SOCIEDADE,
IMPLEMENTADA AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS BASEADAS NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
(DUDH), COM BASE EM UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA CRECHE DA PERIFERIA DA CIDADE DE CAMPINA
GRANDE, NA PARAÍBA. CONSISTE EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO, UTILIZANDO DA
METODOLOGIA OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPATIVA, PARA O COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO EM E PARA DIREITOS
HUMANOS, INCLUSÃO E DIVERSIDADE, PELO CURSO DE PEDAGOGIA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA
PARAÍBA. TOMANDO POR BASE REFERENCIAL TOSI & FERREIRA (2014), QUE VERSAM EM SEU TRABALHO A RESPEITO
DA CRIAÇÃO DA DUDH E SUAS IMPLICAÇÕES; CANDAU (2007), QUE TRAZ UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA
INTERCULTURALIDADE; FIGUEIREDO (2008), POR SUA VEZ, VERSA A RESPEITO DOS DESAFIOS E COMO PODE O
PROFESSOR ATUAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA SALA DE AULA.