ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CARACTERIZAR A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DESENVOLVIDA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ. A PESQUISA FOI BASEADA EM ESTUDO DOCUMENTAL, NOS TERMOS DE CELLARD, FUNDAMENTADA NAS NORMATIVAS ORIUNDAS DO IFPI E NAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS QUE TRATAM DO TEMA, ESPECIALMENTE AS DE BEHRING E BOSCHETTI; KOWALSKI; REGO E RODRIGUES; E SILVA. A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL É UM PROGRAMA RECENTE DENTRO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, SENDO IMPORTANTE RECONHECER SEUS AVANÇOS E A NECESSIDADE DE SEU FORTALECIMENTO. A CONSOLIDAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO COMO DEMOCRÁTICAS REQUER RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES QUE VISEM O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES, QUESTÃO QUE PERPASSA PELO FINANCIAMENTO PARA SUA MATERIALIZAÇÃO, GARANTINDO QUE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SEJA RECONHECIDA ENQUANTO DIREITO DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PAÍS.