Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: RELATO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM MACEIÓ-AL

Palavra-chaves: ANOS INICIAIS, CIÊNCIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ABORDA UMA PESQUISA RELACIONADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR O QUE FALAM DOCENTES DE TRÊS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO REALIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA COM PROFESSORAS E FOI FEITA LEITURA E ESTUDO DE REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS DA ÁREA, ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS. FORAM EFETUADAS VISITAS A TRÊS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ ONDE ENTREVISTAMOS UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CADA ESCOLA. UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO COM 16 PERGUNTAS ABERTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAQUELA ETAPA, PLANEJAMENTO, METODOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, MATERIAIS, FORMAÇÃO, TRABALHO EXPERIMENTAL E PERFIL DA TURMA. ANALISAMOS AS RESPOSTAS DAS PROFESSORAS DIALOGANDO COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTUDADA. PORTANTO, SABEMOS QUE A CIÊNCIA SERVE PARA FORMAR CIDADÃOS PARA O MUNDO, PARA A VIDA EM SOCIEDADE E ISSO IMPLICA PROMOVER UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, NO ENTANTO, ESSA ALFABETIZAÇÃO DEIXA A DESEJAR DEVIDO ÀS NECESSIDADES DE MATERIAIS NA ESCOLA. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE A PARTIR DA LEITURA E DAS ENTREVISTAS REALIZADAS É IMPORTANTE PENSARMOS NA NECESSIDADE FORMATIVA DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E LEVAR EM CONTA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO ONDE SE ENCONTRAM ESSE PROFISSIONAL ATUANDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.