Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: ANÁLISE DAS ESCOLAS DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60078
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4949
    "inscrito_id" => 9118
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: ANÁLISE DAS ESCOLAS DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, ESPECIFICAMENTE NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA CONTRIBUI CONSIDERAVELMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS, ALÉM DE SER UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, UMA VEZ QUE EMANA DAS LUTAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO E ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE REMÍGIO, SOLÂNEA E MARI. A PESQUISA AINDA EM ANDAMENTO PROVÉM DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS  DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC, DO CURSO DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS BASEIAM-SE NO LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E PESQUISA DE CAMPO, NO INTUITO DE REALIZAR UM MAPEAMENTO DAS ESCOLAS E ANALISAR OS SEUS RESPECTIVOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS. OS RESULTADOS AINDA PARCIAIS PAUTAM-SE NA ANÁLISE E VISITA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PAULO FREIRE, NO ASSENTAMENTO OZIEL PEREIRA EM REMÍGIO - PB. A ESCOLA DEMONSTRA TER UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE BUSCA PELA MANUTENÇÃO DO CARÁTER ECOLÓGICO, SUSTENTÁVEL E COLETIVO DA PRODUÇÃO NO CAMPO. ALÉM DE INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO BASEADA NAS CARACTERÍSTICAS E REALIDADE DO ESPAÇO EM QUE A MESMA ESTÁ INSERIDA. POR CONSEGUINTE, A PESQUISA MESMO AINDA ESTANDO EM ANDAMENTO, PERMITE INFERIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA EMANCIPAÇÃO NÃO SÓ DAS ESCOLAS, MAS DA COMUNIDADE COMO UM TODO.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA5_ID9118_28092019094229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE FAUSTINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE FAUSTINO"
    "autor_email" => "julianefaustino12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60078
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4949
    "inscrito_id" => 9118
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: ANÁLISE DAS ESCOLAS DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, ESPECIFICAMENTE NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA CONTRIBUI CONSIDERAVELMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS, ALÉM DE SER UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, UMA VEZ QUE EMANA DAS LUTAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO E ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE REMÍGIO, SOLÂNEA E MARI. A PESQUISA AINDA EM ANDAMENTO PROVÉM DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS  DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC, DO CURSO DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS BASEIAM-SE NO LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E PESQUISA DE CAMPO, NO INTUITO DE REALIZAR UM MAPEAMENTO DAS ESCOLAS E ANALISAR OS SEUS RESPECTIVOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS. OS RESULTADOS AINDA PARCIAIS PAUTAM-SE NA ANÁLISE E VISITA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PAULO FREIRE, NO ASSENTAMENTO OZIEL PEREIRA EM REMÍGIO - PB. A ESCOLA DEMONSTRA TER UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE BUSCA PELA MANUTENÇÃO DO CARÁTER ECOLÓGICO, SUSTENTÁVEL E COLETIVO DA PRODUÇÃO NO CAMPO. ALÉM DE INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO BASEADA NAS CARACTERÍSTICAS E REALIDADE DO ESPAÇO EM QUE A MESMA ESTÁ INSERIDA. POR CONSEGUINTE, A PESQUISA MESMO AINDA ESTANDO EM ANDAMENTO, PERMITE INFERIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA EMANCIPAÇÃO NÃO SÓ DAS ESCOLAS, MAS DA COMUNIDADE COMO UM TODO.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA5_ID9118_28092019094229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE FAUSTINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE FAUSTINO"
    "autor_email" => "julianefaustino12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, ESPECIFICAMENTE NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA CONTRIBUI CONSIDERAVELMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS, ALÉM DE SER UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, UMA VEZ QUE EMANA DAS LUTAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO E ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE REMÍGIO, SOLÂNEA E MARI. A PESQUISA AINDA EM ANDAMENTO PROVÉM DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC, DO CURSO DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS BASEIAM-SE NO LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E PESQUISA DE CAMPO, NO INTUITO DE REALIZAR UM MAPEAMENTO DAS ESCOLAS E ANALISAR OS SEUS RESPECTIVOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS. OS RESULTADOS AINDA PARCIAIS PAUTAM-SE NA ANÁLISE E VISITA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PAULO FREIRE, NO ASSENTAMENTO OZIEL PEREIRA EM REMÍGIO - PB. A ESCOLA DEMONSTRA TER UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE BUSCA PELA MANUTENÇÃO DO CARÁTER ECOLÓGICO, SUSTENTÁVEL E COLETIVO DA PRODUÇÃO NO CAMPO. ALÉM DE INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO BASEADA NAS CARACTERÍSTICAS E REALIDADE DO ESPAÇO EM QUE A MESMA ESTÁ INSERIDA. POR CONSEGUINTE, A PESQUISA MESMO AINDA ESTANDO EM ANDAMENTO, PERMITE INFERIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA EMANCIPAÇÃO NÃO SÓ DAS ESCOLAS, MAS DA COMUNIDADE COMO UM TODO. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.