ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO “A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DE PERNAMBUCO: UM ESTUDO EM ESCOLAS COM ÍNDICES ELEVADOS EM AVALIAÇÃO” E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA VISÃO DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO SOBRE A FORMA DE UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO (IDEPE) E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) ATUALMENTE. MARANHÃO E MARQUES (2015), DANTAS (2012), AZEVEDO (2014), ALMEIDA E BETINI (2016), QUE ELUCIDAM A RESPEITO DA TEMÁTICA INVESTIGADA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ADOTADOS COM BASE NA PESQUISA QUALITATIVA (BAUER; GASKELL, 2002), O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE PESQUISA (CHIZZOTTI, 2006) E REALIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENCONTRAMOS COMO RESULTADOS QUE A ESCOLA TER UM INDICADOR NUMÉRICO NA MÉDIA OU ACIMA DA MÉDIA, NÃO SIGNIFICA DIZER QUE ELA PODE SER CONSIDERADA DE QUALIDADE, POIS ESSES MESMOS SUJEITOS MESMOS SUJEITOS PERCEBEM A EXISTÊNCIA DE OUTROS ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DA ESCOLA.