Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E SEMIÁRIDO: A PRÁTICA DOCENTE E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60049
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 812
    "inscrito_id" => 8581
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E SEMIÁRIDO: A PRÁTICA DOCENTE E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O ENSINO DE GEOGRAFIA DEVE SE VOLTAR PARA A FORMULAÇÃO DE CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE PERMITAM PENSAR E CONSTRUIR UM CONHECIMENTO ENRIQUECEDOR SOBRE O SEMIÁRIDO, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO, FAZENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS COM A REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REALIZAR UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO LEVARÁ EM CONTA AS OBRAS ESCRITAS DE ALGUNS ESTUDIOSOS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DA PRESENTE PROPOSTA.  INICIALMENTE, ABORDAREMOS A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, EM SEGUIDA, O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. E POR FIM, DISCUTIREMOS SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADOS PARA O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. O ENSINO DE GEOGRAFIA NECESSITA CADA VEZ MAIS ESTAR ATUALIZADO, CONTEXTUALIZADO E CONDIZENTE COM A REALIDADE NA QUAL SE INSEREM OS SUJEITOS DO PROCESSO EDUCATIVO. OS DOCENTES E OS DEMAIS PROFISSIONAIS DE ENSINO DEVEM OUSAR AINDA MAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE DIALOGUEM COM OS SABERES E AS NECESSIDADES SÓCIO-POLÍTICA E CULTURAL DOS EDUCANDOS, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.\r\n
      \r\n
      \r\n
      PALAVRAS – CHAVE: ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID8581_01082019105126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE ANDRÉA ANTUNES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE ANTUNES"
    "autor_email" => "liantunes09@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60049
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 812
    "inscrito_id" => 8581
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E SEMIÁRIDO: A PRÁTICA DOCENTE E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O ENSINO DE GEOGRAFIA DEVE SE VOLTAR PARA A FORMULAÇÃO DE CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE PERMITAM PENSAR E CONSTRUIR UM CONHECIMENTO ENRIQUECEDOR SOBRE O SEMIÁRIDO, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO, FAZENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS COM A REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REALIZAR UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO LEVARÁ EM CONTA AS OBRAS ESCRITAS DE ALGUNS ESTUDIOSOS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DA PRESENTE PROPOSTA.  INICIALMENTE, ABORDAREMOS A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, EM SEGUIDA, O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. E POR FIM, DISCUTIREMOS SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADOS PARA O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. O ENSINO DE GEOGRAFIA NECESSITA CADA VEZ MAIS ESTAR ATUALIZADO, CONTEXTUALIZADO E CONDIZENTE COM A REALIDADE NA QUAL SE INSEREM OS SUJEITOS DO PROCESSO EDUCATIVO. OS DOCENTES E OS DEMAIS PROFISSIONAIS DE ENSINO DEVEM OUSAR AINDA MAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE DIALOGUEM COM OS SABERES E AS NECESSIDADES SÓCIO-POLÍTICA E CULTURAL DOS EDUCANDOS, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.\r\n
      \r\n
      \r\n
      PALAVRAS – CHAVE: ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID8581_01082019105126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE ANDRÉA ANTUNES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE ANTUNES"
    "autor_email" => "liantunes09@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO O ENSINO DE GEOGRAFIA DEVE SE VOLTAR PARA A FORMULAÇÃO DE CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE PERMITAM PENSAR E CONSTRUIR UM CONHECIMENTO ENRIQUECEDOR SOBRE O SEMIÁRIDO, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO, FAZENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS COM A REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REALIZAR UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. ESTE TRABALHO LEVARÁ EM CONTA AS OBRAS ESCRITAS DE ALGUNS ESTUDIOSOS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DA PRESENTE PROPOSTA. INICIALMENTE, ABORDAREMOS A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA AO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, EM SEGUIDA, O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. E POR FIM, DISCUTIREMOS SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADOS PARA O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. O ENSINO DE GEOGRAFIA NECESSITA CADA VEZ MAIS ESTAR ATUALIZADO, CONTEXTUALIZADO E CONDIZENTE COM A REALIDADE NA QUAL SE INSEREM OS SUJEITOS DO PROCESSO EDUCATIVO. OS DOCENTES E OS DEMAIS PROFISSIONAIS DE ENSINO DEVEM OUSAR AINDA MAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS DE ENSINO QUE DIALOGUEM COM OS SABERES E AS NECESSIDADES SÓCIO-POLÍTICA E CULTURAL DOS EDUCANDOS, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. PALAVRAS – CHAVE: ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.