EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60027 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 11344 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC" "resumo" => "NOS ÚLTIMOS ANOS DISTINTOS SÃO OS ESTUDOS PRESENTES NA LITERATURA QUE DISCORREM SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM IMPASSE DA AÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO DIA A DIA DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, A AVALIAÇÃO PODE SER CONSIDERADA UMA FERRAMENTA ROTINEIRA DO ESPAÇO ESCOLAR QUE OBJETIVA DIAGNOSTICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, OS AVANÇOS E DIFICULDADES POR ELES APRESENTADO. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROMOVER ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA, NA PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE, DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, COLÉGIO MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, SITUADO NA CIDADE DE CODÓ – MA. COMO SUPORTE TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO LUCKESI (2014), CHUEIRI (2008), SILVA (2008) E DOCUMENTOS OFICIAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.394/96). O MÉTODO DE PESQUISA REALIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM DO TIPO QUANTI-QUALITATIVA, UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES. O RESULTADO PROVENIENTE DA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO DOS PROFESSORES NOS PERMITIU IDENTIFICAR QUE A COMPREENSÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES INTERCALA ENTRE AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E AVALIAÇÃO ESCRITA. COM RELAÇÃO AO QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS ESTUDANTES, DE UM QUANTITATIVO DE VINTE ALUNOS PARTICIPANTES DO ESTUDO, 65% COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO UM PROCESSO QUE BUSCA ESTIMAR O QUANTO ELES APRENDEM. COM ISSO, A AVALIAÇÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA AUXILIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS OFERECE SUBSÍDIOS PARA QUE AMBOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM – ALUNO E PROFESSOR – REFLITAM SOBRE SUAS RESPONSABILIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TIC, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11344_19082019172727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA GIRLANE DA CRUZ ALVES" "autor_nome_curto" => "GIRLANE" "autor_email" => "GIRLANETEC.ALI@HOTMAIL.CO" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60027 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 11344 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC" "resumo" => "NOS ÚLTIMOS ANOS DISTINTOS SÃO OS ESTUDOS PRESENTES NA LITERATURA QUE DISCORREM SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM IMPASSE DA AÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO DIA A DIA DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, A AVALIAÇÃO PODE SER CONSIDERADA UMA FERRAMENTA ROTINEIRA DO ESPAÇO ESCOLAR QUE OBJETIVA DIAGNOSTICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, OS AVANÇOS E DIFICULDADES POR ELES APRESENTADO. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROMOVER ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA, NA PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE, DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, COLÉGIO MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, SITUADO NA CIDADE DE CODÓ – MA. COMO SUPORTE TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO LUCKESI (2014), CHUEIRI (2008), SILVA (2008) E DOCUMENTOS OFICIAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.394/96). O MÉTODO DE PESQUISA REALIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM DO TIPO QUANTI-QUALITATIVA, UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES. O RESULTADO PROVENIENTE DA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO DOS PROFESSORES NOS PERMITIU IDENTIFICAR QUE A COMPREENSÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES INTERCALA ENTRE AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E AVALIAÇÃO ESCRITA. COM RELAÇÃO AO QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS ESTUDANTES, DE UM QUANTITATIVO DE VINTE ALUNOS PARTICIPANTES DO ESTUDO, 65% COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO UM PROCESSO QUE BUSCA ESTIMAR O QUANTO ELES APRENDEM. COM ISSO, A AVALIAÇÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA AUXILIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS OFERECE SUBSÍDIOS PARA QUE AMBOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM – ALUNO E PROFESSOR – REFLITAM SOBRE SUAS RESPONSABILIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TIC, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11344_19082019172727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA GIRLANE DA CRUZ ALVES" "autor_nome_curto" => "GIRLANE" "autor_email" => "GIRLANETEC.ALI@HOTMAIL.CO" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }