ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS CONCEPÇÕES E OS SABERES NORTEADORES NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NOS CONSELHOS DE CLASSE ENQUANTO MECANISMOS QUE OPORTUNIZAM A PARTICIPAÇÃO E A DECISÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO UTILIZOU-SE COMO BASE TEÓRICA AUTORES COMO NÓVOA (2002); PIMENTA (2007); ZANELLA (2009); INBERNÓN (2010); GADOTTI (2011); TARDIF (2013); LÜCK (2013); E CRUZ (2015), ALÉM DE DADOS COLHIDOS DURANTE A PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO SOBRE CONSELHO DE CLASSE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS CAICÓ/RN. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS O TRABALHO APONTA PARA A PARTICIPAÇÃO E A DECISÃO COLEGIADA COMO IMPULSIONADORES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TRAZENDO PARA OS CONSELHOS DE CLASSE UM ASPECTO DE FORTE INFLUÊNCIA POLÍTICA, PEDAGÓGICA E SOCIAL TENDO COMO REFERÊNCIA TAMBÉM OS SABERES DOCENTES QUE CIRCULAM NAQUELE ESPAÇO E QUE SE CONFIGURAM COMO PARTE ESSENCIAL AO TRABALHO COLEGIADO E NAS DECISÕES EMANADAS DOS CONSELHOS DE CLASSE.