VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO E APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63001 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4973 "inscrito_id" => 10744 "titulo" => "VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "NO QUE SE REFERE A ESCOLA, MUITAS SÃO AS QUESTÕES A SEREM ANALISADAS COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TODOS OS ASPECTOS. NESSE SENTIDO, QUESTÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL, É UMA TEMÁTICA AINDA HOJE POUCO DISCUTIDA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, MESMO QUE A PROBLEMÁTICA SEJA EXTREMAMENTE RECORRENTE E PERCEBIDA NO COTIDIANO ESCOLAR. PARA TANTO, A PRATICA DOCENTE DEVE SER VOLTADA PARA ATENDER AS DEMANDAS DOS ALUNOS, INCLUSIVE NO QUE TANGE A VULNERABILIDADE SOCIAL, SENDO ESSE TAMBÉM UM GRANDE DESAFIO A EQUIPE GESTORA, POIS POSSUI AINDA MUITO A SE ENTENDER. PRINCIPALMENTE, QUE DE FATO VEM SER A VULNERABILIDADE SOCIAL E QUAIS SÃO SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS, HAJA VISTA MUITAS VEZES É UMA REALIDADE VIVIDA POR MUITAS COMUNIDADES DISCENTES. DADO O EXPOSTO, O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO COM ABORDAGEM QUALITATIVA COM PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS/MA. BUSCANDO O APROFUNDAMENTO DE UMA REALIDADE ESPECÍFICA, SENDO BASICAMENTE REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA DAS ATIVIDADES DO GRUPO ESTUDADO E DE ENTREVISTAS COM DOCENTES. AO FINAL DA PESQUISA ESPERA-SE SER CAPAZ DE ANALISAR SE A VULNERABILIDADE SOCIAL TEM TIDO INFLUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "VULNERABILIDADE SOCIAL, PRATICA DOCENTE, APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID10744_28092019210052.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVYLA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "EVYLA COSTA" "autor_email" => "evyllascosta@gmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63001 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4973 "inscrito_id" => 10744 "titulo" => "VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO DESEMPENHO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "NO QUE SE REFERE A ESCOLA, MUITAS SÃO AS QUESTÕES A SEREM ANALISADAS COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TODOS OS ASPECTOS. NESSE SENTIDO, QUESTÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL, É UMA TEMÁTICA AINDA HOJE POUCO DISCUTIDA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, MESMO QUE A PROBLEMÁTICA SEJA EXTREMAMENTE RECORRENTE E PERCEBIDA NO COTIDIANO ESCOLAR. PARA TANTO, A PRATICA DOCENTE DEVE SER VOLTADA PARA ATENDER AS DEMANDAS DOS ALUNOS, INCLUSIVE NO QUE TANGE A VULNERABILIDADE SOCIAL, SENDO ESSE TAMBÉM UM GRANDE DESAFIO A EQUIPE GESTORA, POIS POSSUI AINDA MUITO A SE ENTENDER. PRINCIPALMENTE, QUE DE FATO VEM SER A VULNERABILIDADE SOCIAL E QUAIS SÃO SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS, HAJA VISTA MUITAS VEZES É UMA REALIDADE VIVIDA POR MUITAS COMUNIDADES DISCENTES. DADO O EXPOSTO, O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO COM ABORDAGEM QUALITATIVA COM PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS/MA. BUSCANDO O APROFUNDAMENTO DE UMA REALIDADE ESPECÍFICA, SENDO BASICAMENTE REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA DAS ATIVIDADES DO GRUPO ESTUDADO E DE ENTREVISTAS COM DOCENTES. AO FINAL DA PESQUISA ESPERA-SE SER CAPAZ DE ANALISAR SE A VULNERABILIDADE SOCIAL TEM TIDO INFLUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "VULNERABILIDADE SOCIAL, PRATICA DOCENTE, APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID10744_28092019210052.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVYLA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "EVYLA COSTA" "autor_email" => "evyllascosta@gmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }