Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIMOLAYGO TOYPE: NOSSA EDUCAÇÃO É NOSSA RESISTÊNCIA. DA AUTONOMIA À DESCOLONIZAÇÃO DOS SABERES; UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO INDÍGENA, EDUCAÇÃO DECOLONIAL, XUKURU DO ORORUBÁ Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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      ESTE TRABALHO É RESULTADO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E DISCUTE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO\r\n
      INDÍGENA E OS PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO DOS SABERES, MAIS PRECISAMENTE, TRATA SOBRE A EDUCAÇÃO\r\n
      AUTÔNOMA E DE BASE DECOLONIAL POSTA EM PRÁTICA PELA POPULAÇÃO INDÍGENA XUKURU DO ORORUBÁ, UM DOS\r\n
      TREZE POVOS INDÍGENAS QUE VIVEM NO ESTADO DE PERNAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL. BUSCAMOS ANALISAR\r\n
      COMO, ATRAVÉS DA AUTONOMIA CULTURAL E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICA SÃO DISCUTIDAS AS QUESTÕES\r\n
      EDUCACIONAIS QUE APONTEM A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER, ALÉM BUSCAR CARACTERIZAR COMO AS PRÁTICAS\r\n
      PEDAGÓGICAS FORMAIS E INFORMAIS DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO SE RELACIONAM COM SEU PROJETO DE VIDA.\r\n
      PARA ISSO, ANALISAMOS O CASO DA ESCOLA INDÍGENA MÍLSON E NÍLSON, DA ALDEIA DE CIMBRES.\r\n
      A METODOLOGIA ADOTADA NESSA PESQUISA FOI O MÉTODO DE CASO ALARGADO, DENTRO DA PERSPECTIVA DE\r\n
      ELABORAR UMA ETNOGRAFIA INTERVENCIONISTA QUE PÔDE AO MESMO TEMPO REFLETIR SOBRE AS CONDIÇÕES DE\r\n
      DESCOLONIZAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO INDÍGENA ESPECÍFICA À ESCOLA CITADA, MAS TAMBÉM REFLETIR E\r\n
      RECONSTRUIR A PRÓPRIA TEORIA SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA. COM A INTENÇÃO DE REPENSAR AS ALTERNATIVAS PARA\r\n
      IMAGINAR UM FUTURO DIFERENTE, A COMUNIDADE XUKURU DO ORORUBÁ CENTRAM AS ESPERANÇAS NA EDUCAÇÃO\r\n
      EM SUAS MUITAS POSSIBILIDADES, COMO O LUGAR NO QUAL SE PODE INICIAR A DESCOLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO E\r\n
      A REVALORIZAÇÃO DOS PRÓPRIOS SABERES. ESTES OBJETIVOS ESTÃO PERMEADOS PELA INTENÇÃO DE AMPLIAR A\r\n
      DISCUSSÃO EM ESPAÇOS ACADÊMICOS EM VOLTA DE OUTRAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS, INTERCULTURAIS E\r\n
      DIALOGANDO COM OUTROS SABERES.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É RESULTADO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E DISCUTE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA E OS PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO DOS SABERES, MAIS PRECISAMENTE, TRATA SOBRE A EDUCAÇÃO AUTÔNOMA E DE BASE DECOLONIAL POSTA EM PRÁTICA PELA POPULAÇÃO INDÍGENA XUKURU DO ORORUBÁ, UM DOS TREZE POVOS INDÍGENAS QUE VIVEM NO ESTADO DE PERNAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL. BUSCAMOS ANALISAR COMO, ATRAVÉS DA AUTONOMIA CULTURAL E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE ÉTNICA SÃO DISCUTIDAS AS QUESTÕES EDUCACIONAIS QUE APONTEM A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER, ALÉM BUSCAR CARACTERIZAR COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FORMAIS E INFORMAIS DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO SE RELACIONAM COM SEU PROJETO DE VIDA. PARA ISSO, ANALISAMOS O CASO DA ESCOLA INDÍGENA MÍLSON E NÍLSON, DA ALDEIA DE CIMBRES. A METODOLOGIA ADOTADA NESSA PESQUISA FOI O MÉTODO DE CASO ALARGADO, DENTRO DA PERSPECTIVA DE ELABORAR UMA ETNOGRAFIA INTERVENCIONISTA QUE PÔDE AO MESMO TEMPO REFLETIR SOBRE AS CONDIÇÕES DE DESCOLONIZAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO INDÍGENA ESPECÍFICA À ESCOLA CITADA, MAS TAMBÉM REFLETIR E RECONSTRUIR A PRÓPRIA TEORIA SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA. COM A INTENÇÃO DE REPENSAR AS ALTERNATIVAS PARA IMAGINAR UM FUTURO DIFERENTE, A COMUNIDADE XUKURU DO ORORUBÁ CENTRAM AS ESPERANÇAS NA EDUCAÇÃO EM SUAS MUITAS POSSIBILIDADES, COMO O LUGAR NO QUAL SE PODE INICIAR A DESCOLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO E A REVALORIZAÇÃO DOS PRÓPRIOS SABERES. ESTES OBJETIVOS ESTÃO PERMEADOS PELA INTENÇÃO DE AMPLIAR A DISCUSSÃO EM ESPAÇOS ACADÊMICOS EM VOLTA DE OUTRAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS, INTERCULTURAIS E DIALOGANDO COM OUTROS SABERES.

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