DISCUSSÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4325 "inscrito_id" => 8401 "titulo" => "DISCUSSÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A DISCUSSÃO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL É TEMA CARÍSSIMO E MERECE ATENÇÃO, EM RAZÃO DOS REFLEXOS QUE ESSE PROCESSO ACARRETA À SOCIEDADE. PARA NORTEAR ESSE PERCURSO INVESTIGATIVO, IDENTIFICOU-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA A QUESTÃO A SEGUIR: O CONSTRUCTO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOCENTE? COM O INTENTO DE ANGARIAR SUBSÍDIOS NESSE SENTIDO, REALIZOU-SE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA PARA OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. PARA ATINGI-LO BUSCOU-SE APORTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. ALÉM DISSO, A PERTINÊNCIA DESTE ESTUDO ASSENTA-SE NO IMPACTO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POSSUI DENTRO DO CENÁRIO NACIONAL, POIS, TRATA-SE DE FATOR PRIMORDIAL PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, TEMA QUE RESSOA A TODA SOCIEDADE. DA MESMA FORMA, SUA RELEVÂNCIA ACADÊMICA FUNDA-SE NA OBSERVAÇÃO DE LACUNA INVESTIGATIVA, A PARTIR DA DIMINUTA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM VOLTADA AOS PROFESSORES. COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR ESSA FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, REALIZOU-SE ANÁLISE DOS DADOS FORNECIDOS PELO INEP, NO ANO DE 2017, BEM COMO, DISCUSSÕES BASEADAS NO ARCABOUÇO TEÓRICO ALÇADO DURANTE ESTE ESTUDO, QUE TROUXERAM COMO RESULTADOS A POSSIBILIDADE DE INFERIR QUE HÁ RELEVÂNCIA NA VINCULAÇÃO ENTRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POSTO QUE, ESTE CONSTRUCTO TEM POTENCIAL SIGNIFICATIVO PARA AUXILIAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS, E, CONSEQUENTEMENTE, INFLUIR NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, APRENDIZAGEM AUTORREGULADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8401_26092019150818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GREYCE DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GREYCE RODRIGUES" "autor_email" => "greyceg1@bol.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59942 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4325 "inscrito_id" => 8401 "titulo" => "DISCUSSÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A DISCUSSÃO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL É TEMA CARÍSSIMO E MERECE ATENÇÃO, EM RAZÃO DOS REFLEXOS QUE ESSE PROCESSO ACARRETA À SOCIEDADE. PARA NORTEAR ESSE PERCURSO INVESTIGATIVO, IDENTIFICOU-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA A QUESTÃO A SEGUIR: O CONSTRUCTO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOCENTE? COM O INTENTO DE ANGARIAR SUBSÍDIOS NESSE SENTIDO, REALIZOU-SE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA PARA OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. PARA ATINGI-LO BUSCOU-SE APORTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. ALÉM DISSO, A PERTINÊNCIA DESTE ESTUDO ASSENTA-SE NO IMPACTO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POSSUI DENTRO DO CENÁRIO NACIONAL, POIS, TRATA-SE DE FATOR PRIMORDIAL PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, TEMA QUE RESSOA A TODA SOCIEDADE. DA MESMA FORMA, SUA RELEVÂNCIA ACADÊMICA FUNDA-SE NA OBSERVAÇÃO DE LACUNA INVESTIGATIVA, A PARTIR DA DIMINUTA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM VOLTADA AOS PROFESSORES. COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR ESSA FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, REALIZOU-SE ANÁLISE DOS DADOS FORNECIDOS PELO INEP, NO ANO DE 2017, BEM COMO, DISCUSSÕES BASEADAS NO ARCABOUÇO TEÓRICO ALÇADO DURANTE ESTE ESTUDO, QUE TROUXERAM COMO RESULTADOS A POSSIBILIDADE DE INFERIR QUE HÁ RELEVÂNCIA NA VINCULAÇÃO ENTRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POSTO QUE, ESTE CONSTRUCTO TEM POTENCIAL SIGNIFICATIVO PARA AUXILIAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS, E, CONSEQUENTEMENTE, INFLUIR NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, APRENDIZAGEM AUTORREGULADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8401_26092019150818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GREYCE DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GREYCE RODRIGUES" "autor_email" => "greyceg1@bol.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }