DIANTE DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA DOCENTE E DADA A CONJUNTURA VIGENTE, SER PROFESSOR TEM SE TORNADO UMA TAREFA CADA VEZ MAIS E DE ENORME RESPONSABILIDADE O QUE PODE LEVAR A UMA INQUIETAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM RELAÇÃO À PROFISSÃO ESCOLHIDA. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O QUE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PENSAM SOBRE O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS E COM ISSO, APRESENTAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA CONJUNTURA ATUAL. PARA TANTO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM ESTUDANTES DE UMA DAS DISCIPLINAS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DO 3º SEMESTRE DA LICENCIATURA, POR MEIO DA OBTENÇÃO DE RESPOSTAS À PERGUNTA “O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS?” E POSTERIOR ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. A RUPTURA DO TRADICIONALISMO, O CONSERVADORISMO, O USO DE TECNOLOGIAS E DIFICULDADE DE SE RECONHECER COMO PROFESSOR SÃO DESAFIOS PRESENTES E CITADOS PELOS LICENCIANDOS E QUE NECESSITAM SER MAIS DEBATIDOS NOS CURSOS. DESSE MODO, SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE REQUER MUITA PRÁTICA PARA SABER LIDAR COM AS MAIS DIFERENTES PROBLEMÁTICAS ENCONTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR. A PROFISSÃO EXIGE TAMBÉM UMA BOA FORMAÇÃO PARA SE TER O APORTE NECESSÁRIO DIANTE ÀS DIFICULDADES. PORTANTO, POR MAIS CONFLITUOSA QUE ESSA DISCUSSÃO SEJA, FAZ-SE ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR E EM SUA FORMAÇÃO.