O PRESENTE TEXTO DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABONETE COM O ÓLEO DE PEQUI: APROPRIAÇÃO DE SABERES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. DESSA FORMA, MEDIANTE UM PONDERADO ACOMPANHAMENTO DA APROPRIAÇÃO DE SABERES ADQUIRIDOS E MOBILIZADOS POR ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA, LOCALIZADO NA CIDADE DE TIMON (MA), AO CURSAREM A DISCIPLINA QUÍMICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM COMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA QUE SE FUNDAMENTA NA ARTICULAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICAS EM LABORATÓRIO, PARTIMOS DE UMA QUESTÃO QUE NORTEOU O ESTUDO: QUAIS AS POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO DE SABERES EM QUÍMICA A PARTIR DA PRÁTICA EM LABORATÓRIO NA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABONETE COM O ÓLEO DE PEQUI? OS RESULTADOS APONTADOS NO ESTUDO, NO GERAL, REVELAM QUE A PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABONETE COM O ÓLEO DE PEQUI SE CONSTITUI A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA, EM QUE POSSIBILITA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NESSA ÁREA, AO ESTUDAR TEMAS RELEVANTES EM QUÍMICA E OPORTUNAMENTE DESENVOLVER EXPERIÊNCIAS EM COMPOSIÇÕES NO LABORATÓRIO, A PARTIR DE ORIENTAÇÕES E ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DESSA DISCIPLINA. RESSALTAMOS, AINDA, QUE AS EXPERIÊNCIAS ORIENTADAS NO LABORATÓRIO NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PODEM SER CONCEBIDAS GRADATIVAMENTE, MEDIANTE ENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PROPOSTAS. NESSA COMPREENSÃO, CONSIDERAMOS QUE OS ALUNOS PODERÃO APREENDER OS CONCEITOS QUÍMICOS SE TIVEREM UMA ORIENTAÇÃO DEVIDA, EM QUE NESSE ESTUDO OBJETIVAMOS COMPREENDER AS POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO DE SABERES EM QUÍMICA A PARTIR DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABONETE COM O ÓLEO DE PEQUI COM BASE EM EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO.