Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIDÁTICA NUMA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM;, DESAFIOS;, CONSTRUÇÃO DO SABER;, INTERAÇÃO;, INTERAÇÃO; Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58186
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 1503
    "titulo" => "A DIDÁTICA NUMA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR É MEDIADA DE EXIGÊNCIAS, POIS A DIDÁTICA É UM DESAFIO PARA O EDUCADOR DEVIDO O CONHECIMENTO DE O PROFESSOR SER APROFUNDADO MAIS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO. NO ENTANTO, TRAZ COMO OBJETO DE CONHECIMENTO A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO NA MEDIDA EM QUE PENSA NUMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, REELABORANDO SABERES TEÓRICOS, ENFRENTANDO INÚMEROS OBSTÁCULOS, ALÉM DE SER UM DESAFIO DA UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. POIS O FOCO PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É AS ESPECIFICIDADES DA DIDÁTICA, DEVIDO RETRATAR A IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE COMO UM MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, GERADO NAS PESQUISAS E NA ABRANGÊNCIA DE NOVAS IDEIAS E SUPOSIÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA CENTRAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ENSINAR. DESTE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENTENDER A DIDÁTICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, DE COMO RELACIONAR OS CONTEÚDOS, E FORMAS ORGANIZATIVAS DA SALA DE AULA, CRIANDO CONDIÇÕES E MODOS DE GARANTIR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA A INVESTIGAÇÃO, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA, ESTUDO DE CASO DE MODO UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES. ASSIM, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE A DIDÁTICA É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TENDO O PAPEL INVESTIGATIVO, VISANDO ESTABELECER E FUNDAMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE ASSIM, QUE HÁ NECESSIDADE DO PROFESSOR, BUSCAR APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS VIÁVEIS PARA ADQUIRIR A DIDÁTICA MAIS AMPLA PARA PASSAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO A TRILHAR O CAMINHO DA DOCÊNCIA E NÃO FICAR NA ACOMODAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FACULDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, DESAFIOS;, CONSTRUÇÃO DO SABER;, INTERAÇÃO;, INTERAÇÃO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1503_20082019155515.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS AZEVEDO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA AZEVEDO"
    "autor_email" => "chaguynnhaazevedo@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58186
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 1503
    "titulo" => "A DIDÁTICA NUMA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR É MEDIADA DE EXIGÊNCIAS, POIS A DIDÁTICA É UM DESAFIO PARA O EDUCADOR DEVIDO O CONHECIMENTO DE O PROFESSOR SER APROFUNDADO MAIS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO. NO ENTANTO, TRAZ COMO OBJETO DE CONHECIMENTO A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO NA MEDIDA EM QUE PENSA NUMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, REELABORANDO SABERES TEÓRICOS, ENFRENTANDO INÚMEROS OBSTÁCULOS, ALÉM DE SER UM DESAFIO DA UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. POIS O FOCO PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É AS ESPECIFICIDADES DA DIDÁTICA, DEVIDO RETRATAR A IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE COMO UM MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, GERADO NAS PESQUISAS E NA ABRANGÊNCIA DE NOVAS IDEIAS E SUPOSIÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA CENTRAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ENSINAR. DESTE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENTENDER A DIDÁTICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, DE COMO RELACIONAR OS CONTEÚDOS, E FORMAS ORGANIZATIVAS DA SALA DE AULA, CRIANDO CONDIÇÕES E MODOS DE GARANTIR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA A INVESTIGAÇÃO, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA, ESTUDO DE CASO DE MODO UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES. ASSIM, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE A DIDÁTICA É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TENDO O PAPEL INVESTIGATIVO, VISANDO ESTABELECER E FUNDAMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE ASSIM, QUE HÁ NECESSIDADE DO PROFESSOR, BUSCAR APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS VIÁVEIS PARA ADQUIRIR A DIDÁTICA MAIS AMPLA PARA PASSAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO A TRILHAR O CAMINHO DA DOCÊNCIA E NÃO FICAR NA ACOMODAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FACULDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, DESAFIOS;, CONSTRUÇÃO DO SABER;, INTERAÇÃO;, INTERAÇÃO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1503_20082019155515.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS AZEVEDO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA AZEVEDO"
    "autor_email" => "chaguynnhaazevedo@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR É MEDIADA DE EXIGÊNCIAS, POIS A DIDÁTICA É UM DESAFIO PARA O EDUCADOR DEVIDO O CONHECIMENTO DE O PROFESSOR SER APROFUNDADO MAIS NO PERÍODO DA GRADUAÇÃO. NO ENTANTO, TRAZ COMO OBJETO DE CONHECIMENTO A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO NA MEDIDA EM QUE PENSA NUMA PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, REELABORANDO SABERES TEÓRICOS, ENFRENTANDO INÚMEROS OBSTÁCULOS, ALÉM DE SER UM DESAFIO DA UNIVERSIDADE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. POIS O FOCO PRINCIPAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É AS ESPECIFICIDADES DA DIDÁTICA, DEVIDO RETRATAR A IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE COMO UM MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, GERADO NAS PESQUISAS E NA ABRANGÊNCIA DE NOVAS IDEIAS E SUPOSIÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA CENTRAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ENSINAR. DESTE MODO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENTENDER A DIDÁTICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, DE COMO RELACIONAR OS CONTEÚDOS, E FORMAS ORGANIZATIVAS DA SALA DE AULA, CRIANDO CONDIÇÕES E MODOS DE GARANTIR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA A INVESTIGAÇÃO, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA, ESTUDO DE CASO DE MODO UM QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES. ASSIM, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM QUE A DIDÁTICA É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TENDO O PAPEL INVESTIGATIVO, VISANDO ESTABELECER E FUNDAMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE ASSIM, QUE HÁ NECESSIDADE DO PROFESSOR, BUSCAR APRIMORAR SEU CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS VIÁVEIS PARA ADQUIRIR A DIDÁTICA MAIS AMPLA PARA PASSAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO A TRILHAR O CAMINHO DA DOCÊNCIA E NÃO FICAR NA ACOMODAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA FACULDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.