ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A INTENCIONALIDADE EDUCACIONAL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO. ESPECIFICAMENTE, BUSCA REFLETIR SOBRE A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE E NO CONTEXTO EDUCACIONAL, RECONHECER O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO E INVESTIGAR A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA MOBILIZADA PELAS TIC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, FRUTO DE UM RECORTE DA NOSSA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PARA QUE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO VENHAM A FAVORECER O ENSINO DE FORMA INTENCIONAL, É PRECISO FOCAR EM TRÊS PONTOS FUNDAMENTAIS: A INFRAESTRUTURA DO AMBIENTE ESCOLAR, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA. O TRABALHO RATIFICA A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. MESMO COM ALGUNS POSICIONAMENTOS RESISTENTES EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DO ENSINO, É INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIA ESTA ADAPTAÇÃO E QUEBRA DE BARREIRAS QUE CORROBORA COM A PREDOMINÂNCIA E DEFESA DA EDUCAÇÃO MERAMENTE TRADICIONALISTA NA CONTRAMÃO DA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO O ARTIGO É BASEADO NOS PRESSUPOSTOS DE AUTORES COMO SAMPAIO E LEITE (2010), DWYER (2010), PERRENOUD (2000), TARDIF (2013), ALARCÃO (2003) E DA PESQUISA REALIZADA PELO COMITÊ GESTOR DA INTERNET, EM 2015, SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS.