O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI REFLETIR A CERCA DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO, FOCANDO NOS DESAFIOS DOCENTES PARA TRABALHAR A IDENTIDADE. DESSE MODO, ESTE ESTUDO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ALÉM DA IMPORTÂNCIA DAS REDES DE APOIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO E O TRABALHO COM A DIVERSIDADE NA ESCOLA, ISSO SE CONSTITUI TAMBÉM COMO UM DESAFIO DOCENTE, CONSIDERANDO QUE ESTE POSSA CONTRIBUIR OU NÃO EM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INCLUSIVA. A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NO QUAL O EM QUE O INDIVÍDUO ADQUIRE E ASSIMILA VÁRIOS TIPOS DE CONHECIMENTOS DIFERENTES. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM PROCESSO DE CONSCIENCIALIZAÇÃO CULTURAL E COMPORTAMENTAL, QUE SE MATERIALIZA NUMA SÉRIE DE HABILIDADES E VALORES QUE SERÁ UTEIS A TODOS DIVERSOS CICLOS DE VIDA QUE QUALQUER SUJEITO SE DEPARE. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO BIBLIOGRÁFICA. ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE PESQUISA, ESTE DEFINE O MELHOR DELINEAMENTO A SER EMPREGADO PARA QUE OS OBJETIVOS POSSAM SER ALCANÇADOS.