ESSE ARTIGO APRESENTA UMA SISTEMATIZAÇÃO REFLEXIVA REFERENTE A TEXTOS SOBRE AVALIAÇÃO, QUE NOS PERMITIRAM FAZER REFLEXÕES E FUNDAMENTAR NOSSOS PENSAMENTOS EM QUESTÕES JÁ DISCUTIDAS E DESCOBERTA SOBRE TEMAS E CARACTERÍSTICAS SOBRE A AVALIAÇÃO JAMAIS IMAGINADAS ANTERIORMENTE. UMA REFLEXÃO SOBRE A QUAL FALAMOS É SOBRE A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO COMO ELA SE CONSOLIDOU E TEMAS COMO O FRACASSO ESCOLAR, PORQUE ELE OCORRE E SE ELE REALMENTE OCORRE. SÃO COISAS QUE DEVEM SER DISCUTIDAS E PENSADAS A TODO MOMENTO PELO FATO QUE ATINGE TODA A SOCIEDADE QUANDO FALAMOS EM QUESTÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA FOI PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRATICA DOCENTE E A QUEBRA DA AVALIAÇÃO PARA A EXCLUSÃO, MAS SIM PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DOS EDUCANDOS.