COSTA, Bruno De Paula et al.. Dificuldades de aprendizagem da trigonometria. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59909>. Acesso em: 05/11/2024 07:59
ESSE TRABALHO BUSCA ANALISAR ALGUMAS DIFICULDADES QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA EM NOSSOS DIAS, DESTACANDO OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR E A FALTA DE EMPATIA DOS ALUNOS; E COMO A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA TRIGONOMETRIA REVELA UMA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO DESSE CONHECIMENTO PARA O AVANÇO DA HUMANIDADE. EMBORA O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA ULTRAPASSE SÉCULOS, AINDA É UM CAMPO BASTANTE PRODUTIVO PARA A PESQUISA CIENTÍFICA, VISTO AS DIVERSAS PERGUNTAS QUE AINDA INQUIETAM PESQUISADORES E ACADÊMICOS EM MATEMÁTICA. A PARTIR DOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E DAS ABORDAGENS DE PEREIRA (2012), FONSECA (2010), MENDES (2009), ENTRE OUTROS, O PRESENTE ARTIGO ABORDA SOBRE OS DESAFIOS DO DOCENTE E DISCENTE NO CAMINHO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO; TRAZ UM BREVE CONTEXTO DA HISTÓRIA MATEMÁTICA E SUA RELEVÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESTUDO CRIATIVO E SIGNIFICATIVO DA TRIGONOMETRIA.