Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ENQUANTO EIXO NORTEADOR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA ESTÁ VINCULADA AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), TENDO COMO ÓRGÃO DE FOMENTO A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO (FAPEMA). O PRESENTE ESTUDO BUSCA CONHECER AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PESQUISA ENQUADRA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR NÃO SE SUSTENTAR SOMENTE EM DADOS QUANTITATIVOS, MAS EM COMPREENDER AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ESTUDO FEZ CONHECER QUE O IDEB É UM INSTRUMENTO EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA ALAVANCAR O ASPECTO QUALITATIVO DA EDUCAÇÃO, ENTRETANTO ESSE ÍNDICE NÃO DEVE SER INCORPORADO COMO ÚNICO INSTRUMENTO NECESSÁRIO PARA LOGRAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE O IDEB REPRESENTA SOMENTE UMA DAS DIMENSÕES DE QUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.