Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESAFIO DAS ESCOLAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MICROCEFALIA, INCLUSÃO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60767
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5308
    "inscrito_id" => 10556
    "titulo" => """
      INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA \r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESAFIO DAS ESCOLAS
      """
    "resumo" => "A INCLUSÃO ESCOLAR NÃO É SÓ UMA QUESTÃO EDUCACIONAL, MAS SOCIAL E SUBJETIVA. CADA ALUNO É DIFERENTE NO QUE SE REFERE À ESTILO E AO RITMO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. ESTE ESTUDO VERSA SOBRE COMO A ESCOLA ESTÁ SENDO FORMADA E INFORMADA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA, VÍTIMAS DO VÍRUS ZIKA, AINDA NA GESTAÇÃO; TENDO EM VISTA O AUMENTO SIGNIFICATIVO NO PADRÃO DE BEBÊS NASCIDOS COM MICROCEFALIA A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015, E QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA, EM ASPECTO GERAL, IDENTIFICAR OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA EMPREGADA BASEOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM ARTIGOS, PERIÓDICOS E DISSERTAÇÕES NO GOOGLE ACADÊMICO E SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO), ENTRE OS ANOS 2013 A 2019, TENDO COMO PALAVRAS CHAVES EDUCAÇÃO E MICROCEFALIA; ASSIM COMO AS BASES DE DADOS SÃO ENCONTRADAS EM LIVROS, DOCUMENTOS E LEIS BRASILEIRAS SOBRE INCLUSÃO. PODE-SE CONCLUIR QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CHEGAM A SE SENTIR IMPOTENTES DIANTE DAS LIMITAÇÕES TANTO DE MATERIAL DE ESTUDO SOBRE MICROCEFALIA, COMO DE FORMAÇÃO CONTINUADA; APESAR DE TODO O ESFORÇO PROFISSIONAL E PESSOAL PARA ATENDER DE MANEIRA EFETIVA E INCLUSIVA AS CRIANÇAS COM OU SEM DEFICIÊNCIA. BEM COMO, QUANTO MAIS CEDO ESSAS CRIANÇAS TENHAM EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS, MAIS FAVORÁVEL SERÃO SEU DESENVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MICROCEFALIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID10556_02102019213100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMANUELA OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "manu.oliver.07@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60767
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5308
    "inscrito_id" => 10556
    "titulo" => """
      INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA \r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESAFIO DAS ESCOLAS
      """
    "resumo" => "A INCLUSÃO ESCOLAR NÃO É SÓ UMA QUESTÃO EDUCACIONAL, MAS SOCIAL E SUBJETIVA. CADA ALUNO É DIFERENTE NO QUE SE REFERE À ESTILO E AO RITMO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. ESTE ESTUDO VERSA SOBRE COMO A ESCOLA ESTÁ SENDO FORMADA E INFORMADA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA, VÍTIMAS DO VÍRUS ZIKA, AINDA NA GESTAÇÃO; TENDO EM VISTA O AUMENTO SIGNIFICATIVO NO PADRÃO DE BEBÊS NASCIDOS COM MICROCEFALIA A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015, E QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA, EM ASPECTO GERAL, IDENTIFICAR OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA EMPREGADA BASEOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM ARTIGOS, PERIÓDICOS E DISSERTAÇÕES NO GOOGLE ACADÊMICO E SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO), ENTRE OS ANOS 2013 A 2019, TENDO COMO PALAVRAS CHAVES EDUCAÇÃO E MICROCEFALIA; ASSIM COMO AS BASES DE DADOS SÃO ENCONTRADAS EM LIVROS, DOCUMENTOS E LEIS BRASILEIRAS SOBRE INCLUSÃO. PODE-SE CONCLUIR QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CHEGAM A SE SENTIR IMPOTENTES DIANTE DAS LIMITAÇÕES TANTO DE MATERIAL DE ESTUDO SOBRE MICROCEFALIA, COMO DE FORMAÇÃO CONTINUADA; APESAR DE TODO O ESFORÇO PROFISSIONAL E PESSOAL PARA ATENDER DE MANEIRA EFETIVA E INCLUSIVA AS CRIANÇAS COM OU SEM DEFICIÊNCIA. BEM COMO, QUANTO MAIS CEDO ESSAS CRIANÇAS TENHAM EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS, MAIS FAVORÁVEL SERÃO SEU DESENVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MICROCEFALIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID10556_02102019213100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMANUELA OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "manu.oliver.07@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A INCLUSÃO ESCOLAR NÃO É SÓ UMA QUESTÃO EDUCACIONAL, MAS SOCIAL E SUBJETIVA. CADA ALUNO É DIFERENTE NO QUE SE REFERE À ESTILO E AO RITMO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. ESTE ESTUDO VERSA SOBRE COMO A ESCOLA ESTÁ SENDO FORMADA E INFORMADA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA, VÍTIMAS DO VÍRUS ZIKA, AINDA NA GESTAÇÃO; TENDO EM VISTA O AUMENTO SIGNIFICATIVO NO PADRÃO DE BEBÊS NASCIDOS COM MICROCEFALIA A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015, E QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA, EM ASPECTO GERAL, IDENTIFICAR OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA EMPREGADA BASEOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM ARTIGOS, PERIÓDICOS E DISSERTAÇÕES NO GOOGLE ACADÊMICO E SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO), ENTRE OS ANOS 2013 A 2019, TENDO COMO PALAVRAS CHAVES EDUCAÇÃO E MICROCEFALIA; ASSIM COMO AS BASES DE DADOS SÃO ENCONTRADAS EM LIVROS, DOCUMENTOS E LEIS BRASILEIRAS SOBRE INCLUSÃO. PODE-SE CONCLUIR QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CHEGAM A SE SENTIR IMPOTENTES DIANTE DAS LIMITAÇÕES TANTO DE MATERIAL DE ESTUDO SOBRE MICROCEFALIA, COMO DE FORMAÇÃO CONTINUADA; APESAR DE TODO O ESFORÇO PROFISSIONAL E PESSOAL PARA ATENDER DE MANEIRA EFETIVA E INCLUSIVA AS CRIANÇAS COM OU SEM DEFICIÊNCIA. BEM COMO, QUANTO MAIS CEDO ESSAS CRIANÇAS TENHAM EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS, MAIS FAVORÁVEL SERÃO SEU DESENVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.