TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA DESCRITIVA ANCORADA PELAS PRINCIPAIS LEIS E
TEÓRICOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO
DO AUTISMO, TEA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL, SISTEMÁTICA E NÃO
PARTICIPANTE ADOTOU O USO DO DIÁRIO DE CAMPO. GUIOU-SE PELO OBJETIVO DE EXPLICAR COMO ESTÁ SENDO
COMPREENDIDA A LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, COM ÊNFASE NA
PROTEÇÃO AOS DIREITOS EDUCACIONAIS. A PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FORTALEZA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO DE 2016 A
FEVEREIRO 2017. A PESQUISA DOCUMENTAL POSSIBILITOU APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS E DAS LEIS DE EDUCAÇÃO
QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI ORGANIZADA
EM TRÊS EIXOS TEMÁTICOS, EXTRAÍDOS DA LEI DE INCLUSÃO: A PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE APOIO EM SALA DE
AULA, A RELEVÂNCIA DO SETOR DE AEE PARA A APRENDIZAGEM, E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM AUTISMO NAS
ATIVIDADES ACADÊMICAS EM SALA DE AULA. ASSIM, FORAM ABORDADAS E DISCUTIDAS A PARTIR DOS DADOS,
EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÃO DIRETA NA REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR. AS OBSERVAÇÕES
APONTARAM PARA O PROCESSO INCLUSIVO COMO INCOMPLETO, NÃO ALCANÇANDO TODAS AS CRIANÇAS MATRÍCULAS
COM AUTISMO. APONTA SUGESTÕES POR CONSTRUIR ESPAÇOS FORMAIS PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE
INCLUSÃO, FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTÍNUA PARA COMPREENSÃO SOBRE O AUTISMO, APONTA PARA NECESSIDADE
DE UMA MAIOR REDE DE APOIO PROFISSIONAL, MAIOR ENVOLVIMENTO DO CORPO DOCENTE PARA COMPREENDER O
PAPEL DO AEE NA ESCOLA.