Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIDÁTICA: ÁREA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, CONHECIMENTO, LICENCIATURA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59900
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 5197
    "titulo" => "DIDÁTICA: ÁREA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, CONHECIMENTO, LICENCIATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5197_04072019133201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA RUSSO "
    "autor_email" => "renata.russo@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59900
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 5197
    "titulo" => "DIDÁTICA: ÁREA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, CONHECIMENTO, LICENCIATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5197_04072019133201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA RUSSO "
    "autor_email" => "renata.russo@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.