Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIDÁTICA: ÁREA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, CONHECIMENTO, LICENCIATURA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59900 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 5197 "titulo" => "DIDÁTICA: ÁREA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => "O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA.O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, CONHECIMENTO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5197_04072019133201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA RUSSO " "autor_email" => "renata.russo@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59900 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 5197 "titulo" => "DIDÁTICA: ÁREA DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => "O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA.O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, CONHECIMENTO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5197_04072019133201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA RUSSO " "autor_email" => "renata.russo@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA ACERCA DO PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ENSINO SUPERIOR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA SE APROPRIA DAS REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÕES POLÍTICA, TÉCNICA E HUMANA DO TRABALHO DOCENTE QUE EVIDENCIA AS CONCEPÇÕES DO PAPEL DA ESCOLA; MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NOS AUTORES CANDAU (2000); LIBÂNEO (2012); ABDALA (2011); RESCHKE (2014); CRUZ (2017); MARIN E PIMENTA (2018). O ESTUDO APONTOU QUE A DIDÁTICA É CONSIDERADA COMO UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA PORQUE TEM COMO ESSÊNCIA A NATUREZA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO COM CONDIÇÕES DE ESTABELECER RELAÇÕES DOS SABERES DOS CONTEÚDOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS INDO AO ENCONTRO DO SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO, O ENSINO E A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVELA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA COMO FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APOIADO NA DIMENSÃO TÉCNICA, POLÍTICA, REFLEXIVA E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE MUNDO, DE SOCIEDADE E NA DIMENSÃO HUMANA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.